Sala de Leitura em SG homenageia João Pedro
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Sala de Leitura em SG homenageia João Pedro


Uma foto de João Pedro na parede ilustra a entrada da Sala de Leitura, que leva o seu nome

O adolescente João Pedro, morto em maio deste ano após ação policial no complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, recebeu uma homenagem da Escola Municipal Salgado Filho, em Itaoca, onde ele estudou. O seu nome agora identifica uma Sala de Leitura, inaugurada na manhã desta quarta-feira (30).

Além de ser um espaço voltado à leitura, a unidade contará com atividades como canto, teatro, libras e preparatório para concursos. Atualmente, a escola, que foi a primeira na vida escolar de João Pedro, conta com 241 alunos e possui educação infantil, pré-escolar 1 e pré-escolar 2, além do 1° ao 5 ano do Ensino Fundamental.


"Essa homenagem é muito emocionante para nós, familiares. Os sonhos dele foram roubados. O João gostava muito de estudar e nada melhor do que manter a memória dele viva, através de um espaço de conhecimento nesta escola onde iniciou os estudos e onde eu trabalhei", disse a mãe do adolescente, Rafaela Coutinho, 37 anos.


Esta foi a terceira Sala de Leitura aberta no município em uma parceria entre a prefeitura e a ONG AfroTribo. A homenagem foi acompanhada por diversas pessoas ao redor do mundo através do aplicativo de vídeo Zoom, entre elas João Luis Silva, mobilizador social da ONG Rio de Paz, e Wanderson Geremias, o WG, superintendente de Juventude da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. O jogador do Fluminense, Paulo Henrique Ganso, enviou uma camisa autografada do time do coração do adolescente aos familiares, além de uma mensagem por vídeo.


Além de cobrar uma resposta das autoridades, o pai do João, Neilton da Costa, 41 anos, agradeceu pela homenagem. "Estamos emocionados e agradecidos pela oportunidade de honrar a memória do nosso filho. Sou tricolor e também estou muito surpreso e feliz com este presente", desabafou.


Por conta da pandemia e de todos os protocolos de segurança, inicialmente a sala vai funcionar em horário reduzido, de 9h às 14h. "Estamos construindo uma política pública de bibliotecas e, com isso, trazendo a ideia de uma biblioteca viva, que transforma o antigo espaço destinado a guardar livros e receber pesquisas. A biblioteca viva, hoje, tem como objetivo transformar a sala de leitura em um espaço dinâmico, de grande atração para os gonçalenses", explica o secretário de Educação do município, Maurício Nascimento.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page