Serafini defende comunidades tradicionais de Itaipu
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Serafini defende comunidades tradicionais de Itaipu


Moradora de Itaipu conversa com Paulo Eduardo, Josiane e Flávio Serafini

Flavio Serafini e Josiane Peçanha, respectivamente candidatos a prefeito e vice de Niterói na chapa do PSOL, iniciaram a manhã deste domingo, 25, na Zona Norte, participaram de caminhada na Zona Sul e depois se reuniram com comunidades tradicionais em Itaipu. Lá moram pescadores artesanais de famílias que trabalham no mar há gerações e ajudaram na descoberta e preservação do sítio arqueológico que existe no local.

Flavio e Jô, que estavam acompanhados do vereador Paulo Eduardo Gomes, ouviram a demanda dos pescadores sobre a necessidade de preservação de parte do território que é uma Zona de Interesse Social e Cultural mas que vem sofrendo com pressão da especulação imobiliária. Especialmente o Quintal dos Pescadores, área situada entre a lagoa e a praia de Itaipu, onde estão algumas das primeiras casas de pescadores e também a primeira sede da colônia de pesca.

O PSOL aprovou uma emenda ao Plano Diretor da cidade, de autoria de Paulo Eduardo, que prevê a necessidade de regularização fundiária para a comunidade tradicional local.

Flavio Serafini, que como deputado estadual é autor de um Projeto de Lei para tombar o local, afirmou que uma vez na prefeitura vai preservar a região:

- Esta é uma comunidade que preserva muito de suas características históricas e culturais e mantém uma relação de equilíbrio e preservação com o ambiente. Garantir seu direito ao território é garantir parte da diversidade cultural e histórica de nossa cidade. Vamos Tombar o Quintal dos Pescadores e ampliar a parcela do território protegida - disse o candidato.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page