Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Serafini e Renatinho encontram população de rua sem amparo


Na porta fechada do Centro Pop, Renatinho e Flávio leem o aviso de feriado nesta sexta, 30, e na segunda-feira, 2

Em visita hoje ao Centro Pop, unidade de primeiro atendimento da população em situação de rua em Niterói, o candidato a prefeito pelo PSOL, Flavio Serafini, que é membro da Comissão de Direito Humanos da Alerj, e o vereador Renatinho, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, se surpreenderam ao encontrar as portas fechadas. Em função da mudança do feriado do Dia do Servidor Público para hoje, a unidade não poderia funcionar, conforme anúncio afixado na porta.

O Centro funciona apenas de segunda a sexta-feira, até às 17h, fechando nos finais de semanas e nos feriados, o que deixa sem acolhimento pessoas que eventualmente tenham necessidade de atendimento fora deste período. Flavio Serafini considerou "um absurdo" o Centro estar fechado hoje e abrir apenas em dias úteis.

- Com orçamento que Niterói tem, não podemos aceitar como natural termos pessoas morando nas ruas por falta de opção. Por isso temos que construir um conjunto de políticas sociais que garantam acolhimento e  direitos para esta população, priorizando inclusive a geração de emprego para que essas pessoas tenham alternativas de construir um novo futuro. É um absurdo um equipamento público voltado para a população em situação de rua ficar fechado sem oferecer condições de recepção e acolhimento dessas pessoas. Em nosso governo vamos trabalhar para que ninguém seja obrigado a morar na rua. Encontrar o Centro Pop fechado nesta sexta, sabendo que também ficará fechado no final de semana e na segunda, que é feriado, revela a falta de compreensão das necessidades desta população tão desprovida de direitos. A falta de políticas de acolhimento das pessoas mais vulneráveis revela muito do perfil desta gestão municipal - afirmou o candidato.

Para Renatinho, "é inadmissível" o Centro estar fechado às 14 horas de uma tarde chuvosa, em plena pandemia de coronavírus.

- É inadmissível essa política mínima de abrir o Centro Pop apenas nos dias úteis, em horário comercial, numa cidade como Niterói onde basta andar pelas ruas para conferir o quanto aumentou a população em situação de rua. Defendemos, especialmente neste momento emergencial, até por questão de humanidade, o funcionamento do Centro Pop 24 horas por dia, por ser a única porta de entrada na rede. Além disso, repudiamos a política de desligamentos dos abrigos em plena pandemia. Temos recorrido ao Ministério Público em ambos os casos. E vamos lutar, pelo contrário, pela ampliação e a readequação das políticas e dos equipamentos da assistência social municipal. Essa é uma questão de dignidade humana diante de um grave histórico de aprofundamento da desigualdade social, do desemprego e da falta de moradia em nossa cidade - disse o vereador.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle