Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Serafini quer a implantação da tarifa social nas barcas


Josiane (máscara amarela), Serafini (branca) e Paulo Eduardo (azul) debateram as barcas na estação de Charitas

O tema do transporte aquaviário pautou a agenda do candidato a prefeito de Niterói pelo PSOL Flavio Serafini. Ele é autor da Lei 8.037/18, já em vigor, que estabelece a tarifa social das barcas na linha Charitas-Praça XV, e  vem lutando para que sua implementação se dê ainda antes da nova licitação. Ao lado de Josiane Peçanha, ele dedicou a parte da manhã para conversar com moradores do Morro do Preventório e trabalhadores das Barcas sobre o tema na estação Charitas.

"Uma das propostas do nosso programa de governo é viabilizar a implementação da Linha social Charitas-Praça XV que vai reduzir o número de carros nas ruas e o tempo de chegada ao Rio para milhares de moradores da cidade. A operação está quase começando, e com a participação da prefeitura isso pode se dar ainda mais rápido", salientou Serafini.

Acompanhando Serafini na atividade em frente à estação de Charitas, que se encontra fechada, o vereador Paulo Eduardo Gomes, líder do PSOL na Câmara e candidato à reeleição, criticou a privatização que tirou as barcas da administração pública, e apoiou o projeto do candidato a prefeito do seu partido.

"O catamarã está fechado. Esta é mais uma demonstração do que representa um serviço público privatizado, que acaba funcionando com base na lógica do lucro e não do atendimento para quem precisa do serviço. Defendemos a reestatização e a implementação imediata da tarifa social. Desde 2018, quando a lei do Flavio foi aprovada estamos na luta pela aplicação da tarifa social. Mesmo privatizado eles tem que cumprir a lei", afirmou Paulo Eduardo.

A linha social tende a ampliar o número de usuários (a pelo menos o dobro dos que usavam a estação antes da pandemia ) e com isso diminuir o número de deslocamentos em todos os modais de transporte de moradores da Região Oceânica, Charitas e Jurujuba ao Centro da Cidade ou à ponte Rio-Niterói. A tarifa seletiva, atualmente em vigor, custa quase R$20,00 cada trecho, o que impede que muitos moradores possam pagar.

Esta proposta ganhou ainda mais relevância com a construção do túnel, que por não ter esta integração intermodal e nem melhorias mais profundas no sistema de ônibus, teve como efeito também, o aumento do fluxo de carros. A lei aprovada está em vigor, constará do próximo edital de barcas que deve ser lançado em 2021, mas ainda não foi implementada devido aos inúmeros problemas da concessão atualmente em vigor. 

À tarde, Flávio Serafini e Josiane estiveram na rua Lopes Trovão, em Icaraí, conversando com a população.

"Estivemos com parte de nossa nominata a vereadores em Icaraí e a recepção das pessoas foi boa. Podemos conversar e dividir um pouco de nossas propostas políticas para transformar social e politicamente, nossa amada Niterói", comentou Josiane.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle