Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Sexta noite seguida, protestos não arrefecem nos EUA


(Foto: El Pais)

Apesar do toque recolher determinado por governos em ao menos 25 cidades, os Estados Unidos registraram nesta segunda-feira mais uma madrugada de violência nas ruas. Pelo sexto dia seguido houve confronto entre manifestantes e a polícia durante os protestos em resposta ao assassinato de George Floyd, homem negro asfixiado por um policial branco no último dia 25, em Minneapolis. As manifestações, com atos antirracistas, já se espalharam por mais de 140 cidades e 21 estados, sem sinais de arrefecimento.

Na capital do país, os ativistas desafiaram o toque de recolher decretado a partir das 23h, ao se reunirem nos arredores da Casa Branca, que apagou quase todas as luzes do lado externo, ficando praticamente às escuras. A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que respondeu arremessando garras de água. Um carro foi incendiado. Até a Igreja de São João, frequentada por todos os presidentes americanos desde 1809, teve o subsolo incendiado. Segundo o New York Times, o presidente Donald Trump teria sido levado para um bunker de segurança na sede do governo. No entanto, segundo a publicação, em nenhum momento ele e sua família teriam corrido perigo real.

Três pessoas morreram e mais de 4 mil já foram presas desde o início dos protestos. Em 21 estados houve pedido de intervenção da Guarda Nacional - Washington, Califórnia, Nevada, Utah, Colorado, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Texas, Minnesota, Missouri, Wisconsin, Illinois, Michigan, Ohio, Kentucky, Tennesse, Georgia, Flórida, Carolina do Norte e Nova York.

Os protestos, que começaram pedindo justiça pela morte de Floyd, se transformaram em um movimento contra o racismo estrutural e a violência policial nos EUA, num momento em que a população negra e pobre vem sendo a mais sacrificada pela pandemia do novo coronavírus, que já infectou quase 2 milhões de pessoas e matou mais de 105 mil até este domingo (31). O ex-jogador de basquete Michael Jordan denunciou o "racismo arraigado". O piloto Lewis Hamilton criticou a Fórmula 1 por não se manifestar contra o racismo, em meio aos protestos no país.

Trump alimenta tensões

A imprensa tem criticado o presidente Donald Trump e governos aliados, acusados de fomentar as tenções raciais e incitar violência, chegando a sugerir que a Guarda Nacional atirasse nos manifestantes. Sem evidências de provas, Trump afirmou que seus adversários políticos estariam por trás dos protestos para desestabilizar o governo. A prefeita de Atlanta, Keisha Lance Bottoms, cotada para ser candidata à vice-presidente pelo Partido Democrata, afirmou à CNN que Trump "fala e torna (a situação) pior".

Donald Trump vem sendo lembrado também que sua conduta atual contrasta com a que apresentou durante os protestos de supremacistas brancos em Charlottesville, na Virgínia, em agosto de 2017, quando disse que havia "pessoas muito boas de ambos os lados".

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle