SG e Itaboraí lideram ranking de "gatos de luz" da Enel
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

SG e Itaboraí lideram ranking de "gatos de luz" da Enel


Foto: Divulgação

São Gonçalo e Itaboraí são as cidades com mais "gatos de luz" entre os municípios atendidos pela distribuidora de energia Enel. Dados divulgados pela empresa no balanço do primeiro semestre relevam que as duas cidades registram os maiores índices de furto de energia em 2020.


Líder na lista, São Gonçalo tem um índice de 39% de furto de energia. Dessa forma, quase 40% de toda energia distribuída pela Enel para São Gonçalo é perdida. Já Itaboraí registra 32% de furto de energia, seguida de Duque de Caxias, com 31%. As cidades de Araruama (28%) e Maricá (23%), ambas na Região dos Lagos; Magé (25%), na Baixada Fluminense; e Campos dos Goytacazes (24%), no Norte Fluminense, também aparecem na lista das cidades com maior número de "gatos".


A concessionária afirma que irá intensificar ainda mais o combate ao furto de energia no segundo semestre desse ano, realizando inspeções constantes e operações conjuntas com a Polícia Civil e Militar para coibir a fraude, que também causa riscos de segurança e prejudica a qualidade do fornecimento de energia para todos.


O furto de energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Além disso, os "gatos" prejudicam a qualidade do serviço e impactam também no valor da tarifa de energia que chega para a população, uma vez que Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) considera as perdas de cada distribuidora para fazer o cálculo da tarifa de cada empresa. Assim, todos os clientes que não furtam energia acabam pagando pela conta de quem furta.


Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: http://www.eneldistribuicao.com.br/rj/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page