Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Shoppings de Niterói reabrem com restrições

Controle de temperatura e higienização na nova rotina dos shoppings (Luciana Carneiro)

Após mais de 100 dias fechados, os shoppings centers e centros comerciais de Niterói reabriram as portas nesta quarta-feira (1). Neste primeiro dia de funcionamento, não foram verificadas filas nem aglomeração na porta dos estabelecimentos. Equipes do Departamento de Fiscalização e Posturas da Secretaria Municipal de Ordem Pública estiveram nos principais shoppings da cidade e orientaram os administradores dos estabelecimentos com trabalho educativo. Caso necessário, eventuais sanções serão aplicadas a partir da próxima semana.

Com horário de funcionamento reduzido, das 12h às 20 horas, os estabelecimentos devem cumprir todos os protocolos determinados pelo decreto da Prefeitura de Niterói para poderem receber os clientes. Para a abertura das lojas, será preciso cumprir os protocolos de segurança como manter a ocupação máxima em 50%, medição de temperatura e disponibilização de álcool gel na entrada, a instalação de tapetes sanitários, marcação de distanciamento social e funcionários para evitar aglomerações. As praças de alimentação destes estabelecimentos permanecem fechadas.

“Justamente para que a gente possa concentrar a fiscalização em cada detalhe dos protocolos estabelecidos para essas atividades, estamos verificando essa ação do funcionamento dos centros comerciais dentro daquilo que foi estabelecido durante todo esse trabalho prévio de conscientização, orientação e esclarecimento feito pelas equipes de saúde e vigilância epidemiológica para estes profissionais que estão voltando a trabalhar”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Moraes.  

O secretário ressaltou também a importância da participação do cidadão, comunicando, tirando suas dúvidas, e alertando à Seop sobre eventuais irregularidades.

“Para isso, disponibilizamos o telefone do Centro Integrado de Segurança Pública, o Cisp, que atende no 153, para o cidadão participar e nos ajudar a vencer essa batalha”, disse Paulo Henrique Moraes.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, reforçou que, de acordo com o plano de transição gradual para um novo normal, a cidade está no estágio amarelo nível 2 e foi possível liberar o funcionamento de shoppings e centros comerciais, seguindo um rígido e rigoroso protocolo de vigilância sanitária para que a cidade continue avançando no combate ao novo coronavírus.

“Esse plano consiste no conjunto de protocolos de segurança sanitária para reduzir o risco de transmissão do vírus junto a uma métrica, um conjunto de 12 indicadores como a velocidade de transmissão do vírus na cidade, a nossa capacidade de atender os casos graves, com leitos de enfermarias e leitos de CTI. Esses 12 indicadores formam o índice que posiciona a gente em um sinal: roxo (situação mais grave), vermelho, laranja, amarelo nível 2 e amarelo nível 1. Em maio, passamos do sinal vermelho para o laranja e, agora, há dez dias, a gente conseguiu, fazendo o dever de casa, melhorar a situação da pandemia e passamos para o sinal amarelo”, pontuou Rodrigo Oliveira.

O Parque Prefeito Ferraz (Campo de São Bento), em Icaraí, o Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) e o Horto Botânico do Fonseca estão abertos das 10h às 20h30, apenas para a prática de atividades individuais e caminhada. O horário para a prática de atividades físicas nas praias é exclusivo para idosos das 10h30 às 12h30. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais. Aparelhos e brinquedos continuam interditados.    


Templos religiosos –Desde o dia 22 de junho, os templos religiosos estão autorizados a abrir suas portas para atividades presenciais com 25% de ocupação dos assentos e com as regras de distanciamento social. Entre as regras estão exposição de materiais informativos sobre a Covid-19, o monitoramento da temperatura, testagem dos trabalhadores sintomáticos, distanciamento entre as pessoas, tratamento preferencial para pessoas dos grupos de risco e afastamento de pessoas dos grupos de risco do trabalho. Bares e restaurantes seguem fechados - Bares e restaurantes continuam fechados, só podendo operar com o sistema delivery. Escolas, universidades, academias de ginástica, cinemas e teatros também permanecem com atividades suspensas. Os vendedores ambulantes regularizados que atuam no município ainda não têm permissão para voltar a trabalhar nas ruas. Todas essas atividades só devem ter autorização para funcionar quando a cidade atingir o estágio Amarelo 1. As praias da cidade e os quiosques da orla também permanecem fechados.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle