Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Sonda da NASA se prepara para 'tocar e sair' de asteroide


Asteroide Bennu tem um diâmetro de aproximadamente 500 metros e fica próximo da Terra (NASA)

A missão da nave robótica OSIRIS-Rex será transmitida ao vivo pela Internet. Após coletar as amostras, a sonda espacial voltará para o nosso planeta.

A sonda espacial OSIRIS-Rex, que foi lançada no espaço em setembro de 2016 para analisar o asteroide Bennu, realiza esta semana seu maior objetivo: recolher amostras da superfície do corpo celeste.

OSIRIS-Rex chegou ao asteroide em dezembro de 2018 e desde então mapeia a superfície do corpo celeste. Bennu tem um diâmetro de aproximadamente 500 metros e fica próximo da Terra. Ele completa uma órbita em torno do Sol a cada 436.604 dias, e a cada seis anos se aproxima da Terra. No final do século XXII, entre 2175 e 2199, há uma chance em 2.700 de que colida com nosso planeta.

Nesta terça-feira (20), a sonda espacial tentará coletar um punhado de terra e cascalhos da superfície cheia de pedras de Bennu. A ação poderá ser acompanhada pelo site oficial da agência espacial norte americana NASA por volta das 19h (horário de Brasília), afirma a agência em comunicado.

"O que todos estão fazendo neste fim de semana? Eu estou me preparando para meu contato com Bennu! O evento de coleta de amostras desta terça-feira está chegando, não se esqueça de juntar-se a mim e à minha equipe enquanto avançamos"


A missão Tocar e sair (TAG, na sigla em inglês) durará de cinco a 15 segundos e espera que OSIRIS-Rex traga de volta 60 gramas do asteroide.

Assim que sair de sua órbita de 770 metros de distância em torno de Bennu, a sonda espacial fará um desvio deliberado de quatro horas para um pouco acima da superfície do asteroide. Em seguida, um braço robótico de três metros se estenderá e o tocará na esperança de agarrar a amostra necessária.

Após realizar a coleta, OSIRIS-REx deixará o Bennu. Em 2021, a sonda espacial começará sua viagem de volta à Terra, e deverá chegar ao nosso planeta no dia 24 de setembro de 2023.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle