STJD condena Carol pelo 'Fora Bolsonaro!'
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

STJD condena Carol pelo 'Fora Bolsonaro!'


Três auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) resolveram punir com advertência a jogadora de vôlei Carol Solberg pela manifestação "Fora Bolsonaro". A condenação foi por três votos a dois, com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) sobre descumprir regulamento, e proíbe Carol de voltar a se manifestar politicamente dentro de quadra de jogo. A pena de multa foi convertida em advertência.

De acordo com a denúncia, a pena poderia chegar a seis jogos de suspensão mais pagamento de multa no valor de R$ 100 mil (equivaleria a dois anos de prêmios da atleta).

Coube ao presidente do STJD, Otacílio Soares, desempatar o julgamento. Dois auditores absolveram a atleta, tanto no artigo 258 que se refere à "conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" quanto no 191, sobre "deixar de cumprir o regulamento da competição (artigo 191).

Otacílio puniu a atleta nos dois artigos. Segundo ele, "porque ela se expressou no momento errado e agora tem de assumir as consequências".

O número '17'

O mesmo tribunal não tomou nenhuma medida disciplinar, nem a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) que denunciou Carol, quando, há dois anos, os jogadores Wallace e Maurício Souza fizeram, ainda dentro da quadra, o número 17 com as mãos após uma partida da Seleção Brasileira no Mundial. Este era o número do então candidato Jair Bolsonaro, que os dois apoiavam abertamente.

Na sexta-feira, o Ministério Público Federal interpelou o STJD e a CBV sobre por que Carol estava sendo julgada e os jogadores da Seleção não foram.

"Não restou claro qual regulamento especificamente teria sido descumprido, o que permitiria a apreciação de sua conformidade com o mandamento contido no art. 5º, inc. IV, da Constituição da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"", escreveu o procurador. "Todavia, há outro elemento que merece ainda maior atenção. Como também amplamente noticiado, em setembro de 2018, dois jogadores da seleção brasileira de vôlei comemoraram uma vitória da equipe fazendo alusões a número de candidato à presidência. Não teria havido nenhuma punição e a foto teria sido postada na página da entidade", ressaltou.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page