Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Suspeito de corrupção, rei Juan Carlos deixa a Espanha



O rei emérito da Espanha Juan Carlos disse a seu filho, o rei Felipe, que decidiu deixar o país, informou a Casa Real nesta segunda-feira (3), depois que surgiram alegações de corrupção sobre ele nas últimas semanas. Não foi informado para qual país ele irá.

Em junho, a Suprema Corte espanhola abriu uma investigação sobre envolvimento de Juan Carlos em um contrato ferroviário de alta velocidade na Arábia Saudita, após o jornal suíço La Tribune de Geneve informar que ele havia recebido 100 milhões de dólares do rei saudita. A investigação apontava supostos fundos do rei emérito da Espanha em paraísos fiscais.

A retirada do país ocorre quatro meses depois de Felipe VI desprover o pai da quantia de 200 mil euros (cerca de R$ 1,2 milhão) que recebia anualmente.

Através de seu advogado, Juan Carlos, de 82 anos, se recusou a comentar as alegações.

"Guiado pelo meu desejo de fazer o melhor para servir ao povo espanhol, suas instituições e a você como rei, estou lhe informando da minha ... decisão de deixar a Espanha neste momento", afirmou o palácio ao citar a carta de Juan Carlos para o rei.

O rei Felipe agradeceu a Juan Carlos pela decisão, ressaltando "a importância histórica que o reinado de seu pai representa" para a democracia na Espanha.

Ele também reafirmou "os princípios e valores nos quais se baseia a democracia de acordo com nossa Constituição e estrutura legal".

Os monarcas espanhóis têm imunidade durante o reinado, mas Juan Carlos abdicou em 2014, deixando-se potencialmente vulnerável a acusações.

O rei Felipe pôs fim a uma pensão do palácio ao pai e renunciou à própria herança em março, após alegações sobre contas secretas no exterior.


Com informações do El Pais

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle