Sábado marca o retorno do futebol na Alemanha
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Sábado marca o retorno do futebol na Alemanha

Volta da Bundesliga em meio ao cenário da pandemia atrai olhares em todo o mundo


Por Eduardo Gomes



Haaland marcou primeiro gol da Bundesliga nesse retorno. Foto: Reprodução


O futebol voltou na Europa. Nesse sábado, os olhos do mundo do esporte se voltaram para a Alemanha, onde o campeonato nacional foi reiniciado em meio ao cenário da pandemia, ocasionada pelo Covid-19. Os torcedores do país puderam acompanhar o retorno dos jogos de suas equipes. Só que apenas de casa, pois as partidas ocorreram 100% com portões fechados, sendo essa uma das exigências para o campeonato ser reiniciado.


Em relação aos resultados, é válido destacar o clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04. O Dortmund goleou o rival por 4x0 nesse retorno, tendo o atacante norueguês Erling Haaland anotado o primeiro gol do pós-pandemia no país, mantendo assim seu alto rendimento na competição.


Além do clássico, outros cinco jogos ocorreram nesse sábado na Alemanha:

RB Leipzig 1x1 Freiburg

Hoffenheim 0x3 Hertha Berlin

Fortuna Düsseldorf 0x0 Paderbor

Eintracht Frankfurt 1x3 Borussia Mönchengladbach

Augsburg 1x2 Wolfsburg


Amanhã, mais três jogos irão acontecer para fechar a 26ª rodada: Bayern de Munique x Union Berlin, Colônia x Mainz e Werder Bremen x Bayer Leverkusen. O Bayern, líder da competição e atual heptacampeão alemão, tenta ampliar sua vantagem na liderança (com a vitória de hoje, o Dortmund chegou aos 54 pontos, um a menos que o Bayern).


Os passos do futebol na Alemanha e em outros países europeus, onde o futebol irá paulatinamente retornar nas próximas semanas (fizemos um balanço em matéria publicada no Toda Palavra no último dia 12/05/2020), serão acompanhados em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o debate sobre o retorno das atividades dentro do esporte continua a todo o vapor e com muitas discordâncias.


Analisar os efeitos do retorno do futebol em outras nações, mesmo considerando todas as diferenças existentes em cada realidade, servirá como parâmetro para os clubes brasileiros que pedem a volta das atividades, dentro de um cenário ainda muito assustador de avanço do coronavírus em nosso país.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page