Telescópio de 'James Bond' desmorona em Porto Rico
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Telescópio de 'James Bond' desmorona em Porto Rico


Telescópio instalado na cidade de Arecibo foi usado nas filmagens de 007 contra GoldenEye, de 1995 (Reprodução)

Um enorme radiotelescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico – um dos maiores do planeta – desabou nessa terça-feira (1º) após sofrer danos desde agosto, segundo autoridades, encerrando 57 anos de descobertas astronômicas. O telescópio também ficou famoso após ser usado durante as filmagens de 007 contra GoldenEye, de 1995, da franquia James Bond, estrelado por Pierce Brosnan.

A plataforma de instrumentos de 900 toneladas, que ficava suspensa a 137 metros de altura sobre um disco refletor de 305 metros de diâmetro, caiu na manhã de ontem de acordo com a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF). Ninguém ficou ferido no incidente.

O telescópio – que recebia ondas de rádio do espaço – era utilizado por cientistas de todo o mundo na busca por possíveis sinais de vida extraterrestre, para estudar planetas distantes e encontrar asteroides potencialmente perigosos.

Dois cabos que suportavam o disco refletor estavam quebrados desde agosto, causando danos e forçando as autoridades a fecharem o observatório enquanto empresas de engenharia mantidas pela Universidade da Flórida Central, que administra a unidade, estudavam maneiras de consertar os estragos.

Em novembro, as análises de engenheiros levaram a NSF e a universidade a concluir que as iniciativas para reparar a estrutura seriam muito perigosas, e que ela teria de ser demolida.

A NSF anunciou que as informações iniciais indicavam que os setores mais altos de todas as três torres de sustentação do telescópio partiram e que, conforme a plataforma de instrumentos desabava, os cabos de suporte também despencavam.


Com informações da Agência Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page