Temporão: nem na ditadura Ministério da Saúde teve tantos militares
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Temporão: nem na ditadura Ministério da Saúde teve tantos militares


Temporão criticou o desmonte da pasta da Saúde

Em entrevista ao vereador Leonardo Giordano (PCdoB), transmitida ao vivo pelo portal do jornal TODA PALAVRA, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou o desmonte do Ministério da Saúde no atual governo. Segundo ele, a gravidade da situação do órgão que deveria ditar a política nacional de combate à pandemia não pode ser traduzida apenas pelo revezamento de ministros - em 28 dias dois titulares da pasta foram substituídos pelo presidente Jair Bolsonaro -, mas também pela evasão de quadros técnicos do ministério.

“Nunca se viu tantos militares dentro do Ministério da Saúde, nem mesmo durante a ditadura militar. Não tenho nada contra militares, mas o problema é que as pessoas que estão lá não entendem nada de Saúde. Agora mesmo fui informado que uma das mais importantes médicas infectologistas do país, com muitos anos de ministério, teve que sair porque não tinha como trabalhar no ambiente que se estabeleceu ali”, afirmou Temporão.

Ex-ministro no governo Lula, Temporão se mostrou descrente na possibilidade de sucesso do próximo ministro da Saúde, seja quem for o escolhido (o ministério continua interinamente sob o comando do o general Eduardo Pazuello). Segundo ele, para que o Ministério da Saúde retomasse o protagonismo no combate à epidemia de coronavírus seria necessário que o futuro ministro tomasse medidas que, no seu entender, não será possível implementar sob o atual governo.

“Só existe um caminho de sucesso para o futuro ministro da Saúde, que é o de reunir toda a sociedade em um amplo debate, com a presença fundamental dos médicos, cientistas, sanitaristas, epidemiologistas e traçar um plano de ação sob a luz da ciência e do conhecimento”, afirmou Temporão.

Esta e outras entrevistas da série promovida por Leonardo Giordano, com o apoio do TODA PALAVRA, podem ser assistidas na íntegra a partir da página do vereador.


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page