Tropas de Gallo e Cariello se enfrentam na Engenhoca
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Tropas de Gallo e Cariello se enfrentam na Engenhoca


A caminhonete com apoiadores pró-Gallo foi atacada por militantes pró-Cariello (Foto: reprodução de vídeo)

Apoiadores de dois vereadores candidatos à reeleição se transformaram em verdadeiras tropas de choque e entraram em confronto neste domingo, 25, na Engenhoca. Uma caminhonete passava com militantes do vereador Luiz Carlos Gallo (Cidadania) pelo Largo de São Jorge quando o grupo foi atacado a socos e bandeiradas por apoiadores do vereador Renato Cariello, do PDT.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o carro com correligionários de Gallo é perseguido ao passar por um local onde se concentravam vários apoiadores de Cariello. Os agressores tentaram derrubar os militantes que levantavam as bandeiras de Gallo na caçamba da caminhonete. A cena chocou os moradores do bairro que testemunharam a confusão.

Gallo divulgou um vídeo onde revela ter havido inclusive ameaças de morte e a presença de funcionários da Câmara Municipal no tumulto. Ele afirmou que irá tomar as medidas cabíveis.

"Parece que tem funcionários de cargo comissionado da Câmara estão envolvidos nessas agressões. Se isso se comprovar, eu irei tomar as medidas cabíveis e entrar com inquérito administrativo pedindo o afastamento desses funcionários. [...] Teve ameaça de morte depois do meu grupo ter sido agredido, com pessoas de moto que ainda foram na casa de dois meninos ameaçando eles de morte e falando que se aparecessem lá [na Engenhoca] iriam morrer. Se for necessário, vou ao Ministério Público, vou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), vou no Batalhão e na Delegacia do Fonseca dar parte desse indivíduo que ameaçou de morte os meninos que trabalham comigo. Todos que trabalham na campanha são voluntários, não tem ninguém remunerado! [...] Me senti impotente, dentro de casa, mantendo meu distanciamento e vendo uma ação dessa", disse Gallo, que foi contaminado por coronavírus e cumpre isolamento social em casa.

Renato Cariello, por sua vez, também se manifestou através de uma nota em seu perfil do Facebook e disse que está indignado com as cenas de violência. Em sua defesa, Carrielo diz que o carro com apoiadores do vereador Gallo teria avançado sobre seus apoiadores, gerando toda a confusão registrada nas imagens.

"Fui surpreendido na tarde de hoje (25/10) com um vídeo que circula a internet onde há o registro de uma confusão entre meus apoiadores e militantes de outro candidato. Realizamos uma caminhada linda na manhã de hoje, com a participação e o carinho de pessoas que conhecem a minha atuação parlamentar e sabem o quanto busco e sempre busquei uma Engenhoca democrática e aberta ao diálogo. 

Tomei conhecimento do fato pela internet e muito me entristece ver uma cena de violência. Até o momento, o que me foi relatado pelos envolvidos foi que o veículo que aparece no vídeo avançou sobre minha militância, gerando atrito e resultando na confusão.

Estou há 12 anos no exercício parlamentar e sempre me pautei em temas que resgatem a alegria e orgulho de ser niteroiense. Quem nasceu e cresceu na Engenhoca sabe o quanto a gente busca fazer daqui um bairro pacífico e com a Educação sendo o pilar de toda a transformação social.

Eu repudio qualquer ato violento seja por militância, apoiadores meus ou de qualquer outro candidato. Estamos aqui para fazer com que as vozes sejam ouvidas e trabalhamos para que nossa cidade seja referência em inclusão, respeito e dignidade. Jamais vamos apoiar atos discriminatórios ou que exaltem a violência."

Assista o vídeo que registra o momento da confusão:



Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page