Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Trump anuncia mais um ano de bloqueio contra Cuba


Brigadas médicas cubanas, referência de ajuda humanitária no mundo (Fotos Públicas)

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a decisão de estender por mais um ano o bloqueio ao país latino-americano atende aos interesses de Washington.

"Declaro que a continuação do exercício dessas autoridades com respeito a Cuba por um ano é do interesse nacional dos EUA", diz o comunicado divulgado na quarta-feira (9) pela Casa Branca.

Dessa forma, Trump decidiu estender as atuais restrições comerciais contra Cuba até 14 de setembro de 2021.

Em agosto deste ano, os EUA proibiram os voos fretados privados para Cuba, com exceções limitadas, como quando se trata de viagens para fins médicos. Em janeiro, o Departamento de Transportes dos EUA já havia suspendido todos os voos fretados públicos entre os Estados Unidos e Cuba, exceto os que se destinavam ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, capital da ilha.

Ida e vindas nas relações

Os EUA romperam relações diplomáticas com Cuba em 1961 em resposta à nacionalização de propriedades norte-americanas na ilha e mais tarde anunciaram a imposição de um embargo comercial e econômico contra o país.

Desde 1992, Cuba apresenta anualmente à Assembleia Geral da ONU um projeto de resolução sobre a necessidade de levantar o embargo, e a maioria dos membros da organização invariavelmente vota a favor do documento.

As relações entre os dois países foram intensificadas em 2014, quando o então presidente Barack Obama iniciou um processo de normalização diplomática com Havana, que teve como marco a reabertura recíproca de embaixadas em 2015 e a visita do presidente dos EUA a Cuba.

Trump, todavia, decidiu acabar com essa política promovida por Obama e adotou diversas medidas para restringir o intercâmbio diplomático, turístico, comercial e cultural com a ilha.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle