Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Uma bailarina pela democratização da arte em Niterói

Por Clarice Manhã

Natália Valdannini em cena no palco

Uma bailarina clássica, que ouve heavy metal, hip-hop e sertanejo universitário, é suficientemente eclética para valorizar todas as expressões artísticas que coexistem em Niterói. E este é o foco de Natália Valdannini, a primeira mulher eleita presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Ela quer arte democrática pelos quatro cantos da cidade.

Natália é bailarina, maitre de ballet e coreógrafa. Já foi conselheira da Câmara Setorial de Dança do Conselho, delegada regional de Niterói no Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) e fez parte da realização do I Fórum de Dança de Niterói. Além de artista, Natália também é pesquisadora de História da Dança. Atualmente se dedica à edição do livro biográfico sobre a musa da dança niteroiense, Helfany Peçanha.

Natália explica que sua prioridade à frente do Conselho é descentralizar os investimentos em Cultura no eixo Centro-Sul da cidade. Ela afirma que não se trata apenas de levar atrações culturais para os bairros distantes do Centro e favelas, e sim conhecer as manifestações artísticas que já acontecem nessas regiões. Ouvir os artistas, conhecer suas histórias e necessidades. “Quero dar continuidade aos esforços que já estão sendo feitos neste sentido com a gestão atual”.

Natália quer tirar o foco do eixo Centro-Sul da cidade

O Conselho Municipal de Cultura é formado por 15 conselheiros da Sociedade Civil e 15 representantes do poder público, com seus respectivos suplentes, e tem como principal função intermediar as demandas da população com a gestão municipal. “Há 12 anos isso não existia, e foi uma luta muito grande para conseguir esse espaço, que gerou belas iniciativas. Agora vamos lutar por novos editais e mais fomento, sabemos que é preciso ampliar os recursos”.

Moradora de Niterói há 25 anos, e declaradamente apaixonada pela cidade, Natália conta que sua relação com os equipamentos culturais, como o Teatro Municipal, o Solar do Jambeiro e o Campo de São Bento, a inspiraram durante toda sua trajetória, e a impactam positivamente até hoje. “Esses lugares são referência, são muito bem cuidados, eu amo tudo! Até o ar é diferente, o clima e as pessoas que trabalham lá. Precisamos oferecer essa oportunidade de deslumbramento fora do eixo Centro-Sul também”.

Atenta à relação da Arte com os temas sociais contemporâneos, Natália acredita que é preciso quebrar o tabu de temas como racismo, LGBTfobia e feminismo, para fomentar um cenário cultural com mais oportunidade e representatividade em Niterói.

“Infelizmente ainda é uma realidade que na dança, por exemplo, a maioria dos coreógrafos e diretores de companhias sejam homens. Também sabemos que homossexuais e negros têm menos espaço no balé clássico, onde na verdade existe um padrão de pele branca e cabelo preto, que exclui até mesmo ruivos e loiros. Falar sobre isso é um primeiro passo para a mudança”.

Segundo Natália, o próprio balé clássico precisa romper com a tradição da supremacia branca

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle