Vídeo: agressões em abordagem policial nos EUA
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Vídeo: agressões em abordagem policial nos EUA


(Reprodução)

Mais um caso de violência racial chocou a opinião pública nos Estados Unidos. O caso ocorreu na sexta-feira (11) no estado de Georgia. A vítima: um homem negro. Os agressores: três policiais (um negro), sendo que um deles lhe desferiu vários socos no rosto. O caso ocorreu durante uma abordagem rotineira no trânsito. Um vídeo das agressões viralizou, provocando reações de indignação de movimentos anti-racismo, que lembraram casos recentes como o assassinato de George Floyd, em Minneapolis, que gerou grande onda de protestos até fora dos EUA.

Roderick Walker, de 26 anos, além do motorista, viajava no carro com seu filho de 5 meses, o enteado e a namorada quando foi parado pelos policiais, porque uma luz traseira do veículo estava apagada.

De acordo com o relato do advogado de Walker, Shean Williams, os policiais pediram os documentos de Walker e teriam ficado irritados depois que ele questionou por que precisariam deles já que ele não era o motorista.

O vídeo, que foi amplamente compartilhado nas redes sociais, mostra Walker deitado no chão com os dois policiais sobre ele. Um dos agentes dá vários socos em seu rosto.

Desesperada, a namorada alerta que ele não estava conseguindo respirar.

Enquanto Walker é algemado, o policial que o agrediu diz que Walker o mordeu. Ele nega.

Walker, que, segundo o advogado, apenas tentou sobreviver ante a violência policial e chegou a perder os sentidos duas vezes, foi preso sob suspeita de obstrução do trabalho da polícia e agressão, conforme constam nos registros da detenção.

Segundo divulgou as agências, o policial que deu os socos foi demitido.

Outros casos

Após a morte de Floyd e os protestos anti-racistas, vários vídeos de abordagens policiais violentas contra homens negros têm sido compartilhados em redes sociais.

No início deste mês, imagens da agressão contra Daniel Prude ocorrida em março, em Rochester, no estado de Nova York, chocaram a opinião pública. Os policiais pressionam contra o chão a cabeça de Prude até que ele perdesse os sentidos.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page