Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Vídeo da Funag alega "nocividade do uso de máscara"


Não bastasse a tragédia da Covid-19 ser classificada como uma "gripezinha" pelo presidente da República, a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), órgão público vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, publicou na quarta-feira (9) um vídeo disseminando a informação falsa de que máscaras faciais são "inócuas" no combate à pandemia e "nocivas" à saúde. A fundação foi criada em 1971 para promover atividades, pesquisas e estudos sobre relações internacionais.

O autor da "fakenews" é funcionário do governo Bolsonaro. Carlos Ferraz participou do seminário virtual "A Conjuntura Internacional no Pós-Coronavírus" sendo identificado como professor de filosofia "cedido para a Secretaria Nacional da Juventude do MMFDH" (Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos).

"A máscara não só é inócua no combate à pandemia mas ela é também nociva, causa problemas de saúde", afirma Carlos, que segue o discurso com o argumento facilmente encontrável nas fakenews disseminadas nas redes sociais às quais ele se refere como "artigos" acadêmicos: "Nos artigos falam em dor de cabeça, redução da oxigenação do sangue, inclusive que determinadas bactérias o canal olfativo podem ir para o cérebro, enfim, tem vários artigos acadêmicos que apontam para esse problema. Já se pesquisava a nocividade do uso de máscaras", conclui.

O presidente da fundação, Roberto Goidanich, também conhecido seguidor de Olavo de Carvalho, guru do clã Bolsonaro, participou do debate. Ele diz ser uma "falácia" que a OMS (Organização Mundial da Saúde) é "dona da verdade" e "tem uma opinião científica". Goidanich falou também que supostamente há artigos a favor e contra o uso de máscaras.

O uso de máscaras faciais é recomendado por autoridades sanitárias em todo o mundo como uma forma eficiente de combate à disseminação do coronavírus. Não existe comprovação pela ciência de hajam efeitos nocivos.

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle