Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Vacinação começará pelas capitais, diz Ministério da Saúde


(foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde afirmou nesta quarta-feira que a vacinação vai começar pelas capitais do país, sem privilegiar Rio e São Paulo, onde ficam as sedes da Fiocruz e do Instituto Butantan, enquanto os outros 5.543 municípios do Brasil terão de esperar. O governo, contudo, não informou a data da vacinação contra a Covid-19 mas disse que a campanha só começará quando a vacina chegar a todas as capitais.

Essa distribuição por um lado pode favorecer Manaus, que vive situação dramática e nesta quarta-feira bateu recorde na pandemia com 198 enterros em 24 horas - o maior pico tinha sido registrado em abril, com 167 óbitos -, mas o critério de distribuição do governo não considera que São Paulo e Rio têm os maiores números de casos de novas infecções diárias.

"São Paulo e Rio não estão perdendo, o Brasil está ganhando", argumentou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco.

De acordo com o secretário, de outra forma atrasaria muito o cronograma de vacinação do governo.

"Vai começar pelas capitais, eu não posso esperar chegar em 5.570 municípios, 38 mil salas de vacinação para então 'startar' a vacinação. Vai começar quando chegar nas capitais, se ao mesmo tempo já tiver conseguido chegar também nos municípios mais próximos ou até em todos municípios, se a gente conseguir cumprir o prazo podemos começar em todos municípios de um estado. Mas os senhores conhecem a realidade do Brasil com seus 8,5 milhões de km²", disse o secretário, acrescentando que a campanha publicitária de vacinação já está sendo elaborada e deve ficar pronta em breve.

No próximo domingo ((17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai anunciar a autorização para a utilização das doses das vacinas CoronaVac, que já foram importadas da China, e de Oxford, que ainda chegarão da Índia. Só após a decisão, o Instituto Butantan e a Fiocruz poderão começar a enviar as doses para os estados.

O ministério trabalha com diferentes cenários de aprovação da Anvisa sobre as doses disponíveis: 8 milhões, somando as da CoronaVac (6 milhões) e da de Oxford (2 milhões); ou a disponibilidade de lote de apenas uma dessas duas.

A prioridade é para os grupos de risco, como profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à doença e idosos acima de 60 anos.

O ministério informou que não faltará seringas para aplicação das vacinas. Pelo menos, nessa fase inicial. Será aberto na sexta-feira novo pregão para aquisição de seringas. Pelo menos 30 milhões de unidades foram requisitadas administrativamente da indústria nacional nesta semana. Isto, além de uma encomenda de mais 150 milhões de unidades à Organização Panamericana de Saúde (Opas).

vila_de_melgaco.jpg
Anúncio_Denise.jpeg

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle