Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Venezuela comemora chegada de segundo petroleiro iraniano


Navio-tanque iraniano Fortune chegou nesta segunda-feira para abastecer o país (Foto: Twitter/Nicolás Maduro)

O navio-tanque iraniano Fortune atracou nesta segunda-feira (25) na refinaria de El Palito, a aproximadamente 120 quilômetros ao oeste de Caracas.

Após a chegada do Fortune, o segundo navio-tanque iraniano, Forest, entrou na Zona Econômica Exclusiva da Venezuela no início deste domingo (24), juntamente com a Marinha venezuelana, já que segundo informações, a embarcação iraniana estava sendo seguida por um navio norte-americano.

O primeiro dos cinco petroleiros iranianos que transportam um carregamento de combustível para abastecer a Venezuela atracou no porto de El Palito, na parte central da costa do país, segundo dados do portal TankerTrackers.

​O petroleiro iraniano, Fortune, transportando 43 milhões de litros de gasolina em meados de março no Porto de Shahid Rajaee, Irã, atracou na doca 2 da refinaria de El Palito, Venezuela, localizada a oeste da capital Caracas.

"Ao final do Ramadã [o mês santo para os mulçumanos], a chegada do navio Fortune mostra a solidariedade do povo islâmico do Irã com a Venezuela", afirmou o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

"Em tempos onde o império supremacista pretende impor à força seu domínio, só a irmandade dos povos livres nos salvará", ressaltou.

Anteriormente, as autoridades costeiras das Forças Armadas da Venezuela (FANB) deram boas-vindas à tripulação do Fortune.

"​Ao final do Ramadã, a chegada do navio Fortune mostra a solidariedade do povo islâmico do Irã com a Venezuela. Nos tempos onde o império supremacista pretende impor a força seu domínio, apenas a irmandade dos povos livres nos salvará.", tuitou Nicolás Maduro.

"Em nome de nosso presidente da República Bolivariana da Venezuela, o comandante-chefe das Forças Armadas Nacional Bolivariana, Nicolás Maduro Moros, e de todo o povo venezuelano, agradecemos e apreciamos o apoio recebido pela irmã República Islâmica do Irã", segundo as autoridades costeiras da FANB.

O petroleiro Fortune entrou nas águas territoriais da Venezuela durante a noite de sábado (23), sendo escoltado por embarcações e aviões do Exército venezuelano, após ameaças norte-americanas de impedir a chegada dos navios iranianos à costa venezuelana.

Espera-se que outros quatro petroleiros – Forest, Petunia, Faxon e Clavel – cheguem à costa venezuelana nos próximos dias. Os cinco petroleiros transportam um total de 1,53 milhão de barris de gasolina e alquilato à Venezuela.

"Em nome de Nicolás Maduro e de toda a Venezuela saudamos e damos as boas-vindas aos navios da República Islâmica do Irã [...] Esta cooperação energética aponta o desenvolvimento integral em benefício dos povos de ambos países", escreveu Tareck El Aissami, ministro do Petróleo venezuelano.

A Venezuela registra problemas com o abastecimento de gasolina devido às "medidas unilaterais coercitivas" e unilaterais aplicadas pelos EUA, informou o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.


Da Agência Sputnik Brasil

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle