Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Vice-presidente da FMS diz que não deixará filha ir à escola

Atualizado: Ago 28

Apesar da tendência de volta às aulas no dia 14 de setembro em Niterói, pelo menos uma voz importante na área da saúde do município já se manifestou contra a reabertura das escolas. O vice-presidente de Atenção Hospitalar da Fundação Municipal de Saúde, o cubano Ramon Lorenzo Sanches, afirmou, ao participar no início da semana de uma audiência pública da Câmara de Vereadores, que, seja qual for a decisão da prefeitura, não deixará que sua filha retorne às aulas presenciais.

O decreto do prefeito Rodrigo Neves que mantém as aulas suspensas no município tem validade até segunda-feira, dia 31 de agosto. Na audiência pública da última segunda-feira, convocada pelo vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, manifestou preocupação a um acordo que já teria sido firmado por Rodrigo Neves com o setor educacional da cidade para que as aulas sejam retomadas no dia 14 de setembro.

Ramon Lourenzo disse que isso ainda será discutido pelo gabinete de crise com base em dados fornecidos não só pela FMS, mas também através das parcerias estabelecidas pela prefeitura com a UFRJ, UFF e Fiocruz. Pessoalmente, porém, ele deixou claro discordar da volta às aulas nesse momento.

“Posso falar a bandeira que eu defendo: eu não vou deixar minha filha ir ao colégio. Eu entendo que, nós que somos adultos, que temos um certo nível de consciência e de compreensão, que temos hábitos de convivência, às vezes nos pegamos abraçando pessoas, não usando álcool gel, não mantendo distanciamento. Imagina crianças, principalmente crianças abaixo dos dez anos, que a toda hora vão querer se agarrar, que vão trocar o copo d’água, que vão tirar o chiclete da boca e colocar na boca da outra criança… São crianças, é assim. Na nossa época de crianças também brincávamos na rua, onde adquiríamos anticorpos. Hoje é o novo normal. Então, a minha bandeira, que eu defendo, é a não abertura”, disse o dirigente da FMS.

O objetivo da audiência pública da última segunda-feira foi discutir as condições de trabalho dos profissionais de saúde da cidade. "Uma parte significativa dos trabalhadores estatutários da Fundação Municipal de Saúde estão sendo submetidos a uma carga de exposição que merece de nós todos, não só da Secretaria, mas de todo o povo de Niterói, uma enorme consideração. A proteção à saúde destes trabalhadores é o que nós queremos nesta audiência”, argumentou Paulo Eduardo.

Confira, abaixo, as declarações de Ramon Lourezo sobre a inconveniência da volta às aulas neste momento (veja o vídeo completo da audiência pública em https://web.facebook.com/pauloeduardogomes.psol/videos/879399222584193).

Amazonas recua

O governo do Amazonas - estado que viveu, logo no início da pandemia, alguns dos momentos mais dramáticos provocados pela crise do coronavírus, diante do colapso da sua rede de saúde - recuou na decisão de reabrir as escolas esta semana, como havia sido determinado.

Profissionais do ensino entraram em greve contra a determinação da secretaria estadual de Educação e denunciaram que mais de 80 unidades escolares estão infectadas e que quase 400 professores contraíram a Covid-19.


Professores e profissionais de educação do Amazonas entraram em greve contra a volta às aulas no estado


Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle