Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Visita de Pompeo: Araújo defende EUA e critica Maia


Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo (Fotos Públicas)

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse neste sábado (19) que as críticas feitas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à visita do secretário de Estado dos EUA ao Brasil são "equivocadas".

Maia condenou a ida de Mike Pompeo a Roraima. O funcionário do governo Trump esteve em Boa Vista na sexta-feira (18), onde visitou instalações da Operação Acolhida na fronteira com a Venezuela, e também se reuniu com o chanceler brasileiro.

O presidente da Câmara afirmou que a vinda de Pompeo, "no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa".

​Por meio de nota publicada nesse sábado (19) no site do Itamaraty, Ernesto Araújo afirmou que a declaração de Maia "baseia-se em informações insuficientes e em interpretações equivocadas".

O ministro brasileiro também enalteceu a atuação dos Estados Unidos em relação à Venezuela, afirmando que Washington já doou "50 milhões de dólares para a Operação Acolhida e que, no dia de ontem, o secretário Mike Pompeo anunciou a doação de mais 30 milhões de dólares para essa operação".

"Trata-se de quantia vultuosa, tendo em vista que o governo brasileiro já dispendeu 400 milhões de dólares com a Operação Acolhida. Os EUA já dedicaram igualmente quantias expressivas para ajudar no acolhimento de imigrantes e refugiados venezuelanos na Colômbia e em outros países. Brasil e Estados Unidos, portanto, estão na vanguarda da solidariedade ao povo venezuelano, oprimido pela ditadura Maduro", disse o chanceler.

'Triste história da diplomacia brasileira'

Araújo disse ainda, em referência às palavras usadas por Maia, que "não há 'autonomia e altivez' em ignorar o sofrimento do povo venezuelano ou em negligenciar a segurança do povo brasileiro".

O chanceler afirmou que "autonomia e altivez" era "romper uma espiral de inércia e silêncio cúmplice, ou de colaboração descarada", com os "crescentes desmandos do regime Chávez-Maduro". Ele continuou criticando o comportamento da política externa brasileira em relação à Venezuela entre 1999 e 2018.

"A triste história da diplomacia brasileira para a Venezuela entre 1999 e 2018 constitui exemplo de cegueira e subserviência ideológica, altamente prejudicial aos interesses materiais e morais do povo brasileiro e a toda a América Latina", afirmou o ministro.

Ao fim, Araújo defendeu a parceria com os EUA como forma de "defender nossos interesses mais urgentes e nossos valores mais caros".

"Buscar a paz não significa acovardar-se diante de tiranos e criminosos. A independência nacional não significa rejeitar parcerias que nos ajudem a defender nossos interesses mais urgentes e nossos valores mais caros", afirmou.

Tour de Pompeo

Antes de visitar o Brasil, Pompeo esteve no Suriname e na Guiana. Após visitar Roraima, ele seguiu para a Colômbia. O giro do secretário de Estado teve como principal objetivo discutir a situação na Venezuela, que realizará eleições parlamentares em dezembro.

Os Estados Unidos e o Brasil não reconhecem a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas eleições de 2019, e apoiam o autoproclamado presidente interino da Venezuela, o opositor Juan Guaidó.


Fonte: Agência Sputnik

Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle