Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

  • Da Redação

Vozes do Silêncio lança vídeo sobre desaparecidos na ditadura

Hoje é o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, estabelecido pela ONU para lembrar o terror do autoritarismo político, que torturou, matou e escondeu corpos de milhares em todo o mundo; e também os desaparecidos por outras causas, como o tráfico de mulheres. Para marcar a data no Brasil, onde 434 pessoas foram vítimas de desaparecimento forçado na ditadura, o Movimento Vozes do Silêncio lançou neste sábado (29/8) a campanha e o vídeo "Quem é essa Mulher?".

Cena do vídeo "Quem é essa mulher?" / Reprodução

O objetivo é promover o debate sobre "Quem são as pessoas que procuram por seus entes queridos?". No vídeo, os familiares dão voz à letra da música "Angélica", de Chico Buarque e Miltinho, em homenagem à estilista Zuzu Angel, que foi morta pelo exército brasileiro, numa cilada, em 1976. Apesar de Zuzu já ter sido reconhecida como vítima do estado brasileiro, inclusive pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), somente em julho de 2020 o Judiciário brasileiro reconheceu que a estilista foi assassinada por agentes da ditadura militar. Os culpados, porém, nunca foram punidos.


O vídeo "Quem é essa mulher?", com direção de Sônia Maria Haas (uma das familiares que buscam parentes) e apoio técnico da Estandarte Produções, induz à reflexão sobre o que aconteceu durante a ditadura, mostrando que essas vozes jamais irão se calar. O vídeo finaliza com o depoimento de Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart, ambos vítimas da ditadura militar.


Diversos familiares e a Casa Zuzu Angel participaram diretamente do projeto. O grupo vocal carioca "Às Terças", sob a regência do maestro Mauro Perelmann, tem participação especial. A iniciativa tem apoio do Núcleo Preservação da Memória Política e do Instituto Vladimir Herzog.


Assista:


Os anunciantes pagam ao jornal por cada clique dos leitores. Clicando em nossos anúncios você ajuda a manter o TODA PALAVRA sem pagar nada por isso

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle