Índia libera vacina para o Brasil. Carga chega nesta sexta
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Índia libera vacina para o Brasil. Carga chega nesta sexta

Atualizado: 22 de jan. de 2021


Embarque dos 2 milhões de doses da vacina produzida no laboratório Serum, na Índia, para o Brasil (Reprodução)

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19 e a carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzida no laboratório indiano já está a caminho do Brasil, devendo ser desembarcada nesta sexta-feira (22) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após o desembarque, será transferida para outro avião que seguirá para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde será levada para o Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

O avião transportando a vacina para o Brasil decolou por volta das 20h desta quinta-feira (21) e foi acompanhado pela CNN Brasil. Assista as imagens do embarque no aeroporto de Mumbai, na Índia.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, cujas instalações foram atingidas por um incêndio nesta quinta-feira (21), mas, segundo as autoridades locais, não afetaram a central de produção.

Nas últimas semanas, o Brasil (e também outros países) foi pego de surpresa com a suspensão da exportação de doses pelo governo indiano.

A Índia, na ocasião, disse que não exportaria vacinas até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, o que aconteceu no fim de semana passado. Já nesta quarta-feira, o país anunciou o envio de doses para seus vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

​O ministro das Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, ouvido pela Reuters, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria nesta sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi.

"Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos", disse ele, referindo-se aos suprimentos gratuitos.

"O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã [22], começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita", afirmou o ministro.

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page