top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

"É hora de investir em Niterói", diz presidente da Acierj

O ano de 2024 marcou um avanço significativo para a economia fluminense, com a abertura de 76.036 novas empresas, o maior número registrado nos 216 anos de história da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). Outro indicador positivo é a marca expressiva de 145.240 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que aponta Niterói, como uma das cidades que mais contribuíram para o resultado positivo.

Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói
Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói

Para o presidente da Associação Comercial do Estado do Rio (Acierj), Igor Baldez, a expectativa para 2025 é de crescimento da economia, sobretudo, pela expectativa em torno de segmentos como o de óleo e gás. Ele ressalta que um estudo da Firjan mostra que o setor de energia tem potencial para gerar 115 mil empregos diretos e indiretos no Estado até 2030.


“As boas perspectivas são fruto do aumento da produção de óleo e gás no Estado do Rio nos últimos anos e da retomada da nossa indústria naval, com geração de negócios e empregos pra toda a cadeia produtiva. Em Niterói, por exemplo, vemos reflexos positivos desse crescimento em setores que não costumamos associar à indústria, como o de hotelaria e serviços”, explica o presidente da Acierj, entidade que tem sede em Niterói.

Igor Baldez / Foto: Divulgação
Igor Baldez / Foto: Divulgação

Igor Baldez, no entanto, ressalta a importância da continuidade dos investimentos em tecnologia, qualificação de mão de obra e infraestrutura para atrair investidores e aumentar a produtividade.


“É preciso investir em obras de saneamento e transporte, por exemplo, além de aproveitar as vocações de nossas cidades. Em Niterói, no ano passado, o Município iniciou a dragagem do canal de São Lourenço, que vai beneficiar a indústria Naval e de Pesca, dois setores tradicionais na região”, disse Igor Baldez lembrando que o “Mapa do Trabalho Industrial” (CNI/SENAI) aponta a necessidade de qualificar cerca de 909,7 mil profissionais no Estado do Rio entre 2025 e 2027.


Entre as estratégias para fomentar a economia, Igor Baldez também destaca a desburocratização do ambiente de negócios.


“Este bom momento precisa se traduzir em resultados para os empreendedores. Daí a importância do planejamento estratégico e de ações voltadas para encurtar caminhos e apoiar os investidores. É fundamental facilitar a vida dos empresários, oferecer apoio e agilizar processos. A Associação Comercial do Estado do Rio (Acierj) mantém consultoria jurídica, contábil e financeira, entre outros benefícios, ajudando aos empresários a direcionar ações e recursos de maneira assertiva”, ressalta Igor Baldez.


Dados do Caged


Além da geração de vagas, o estado também se destaca pelo valor do salário médio real de admissão, que em dezembro de 2024 atingiu R$ 2.248,77, o terceiro maior do país. Segundo a análise do Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, todas as oito regiões do estado apresentaram saldo positivo na geração de empregos em 2024. Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Niterói, Macaé e Nova Iguaçu estão entre os municípios que mais contribuíram para esse resultado.


Os setores que mais impulsionaram a geração de empregos no estado foram Serviços (87.963 novas vagas), Comércio (24.542), Indústria (21.223) e Construção (11.936). Jovens de 18 a 24 anos e trabalhadores com Ensino Médio completo foram os que mais se beneficiaram das novas oportunidades, com 99.559 e 125.852 novos vínculos empregatícios, respectivamente.

Comentarios


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page