Índia libera vacina para o Brasil. Carga chega nesta sexta

Atualizado: Jan 22


Embarque dos 2 milhões de doses da vacina produzida no laboratório Serum, na Índia, para o Brasil (Reprodução)

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas contra a Covid-19 e a carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford produzida no laboratório indiano já está a caminho do Brasil, devendo ser desembarcada nesta sexta-feira (22) no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após o desembarque, será transferida para outro avião que seguirá para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde será levada para o Bio-Manguinhos, da Fiocruz.

O avião transportando a vacina para o Brasil decolou por volta das 20h desta quinta-feira (21) e foi acompanhado pela CNN Brasil. Assista as imagens do embarque no aeroporto de Mumbai, na Índia.

As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, cujas instalações foram atingidas por um incêndio nesta quinta-feira (21), mas, segundo as autoridades locais, não afetaram a central de produção.

Nas últimas semanas, o Brasil (e também outros países) foi pego de surpresa com a suspensão da exportação de doses pelo governo indiano.

A Índia, na ocasião, disse que não exportaria vacinas até iniciar seu próprio programa doméstico de imunização, o que aconteceu no fim de semana passado. Já nesta quarta-feira, o país anunciou o envio de doses para seus vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.

​O ministro das Relações Exteriores da Índia, Harsh Vardhan Shringla, ouvido pela Reuters, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria nesta sexta-feira, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi.

"Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos", disse ele, referindo-se aos suprimentos gratuitos.

"O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã [22], começando pelo Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita", afirmou o ministro.

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também:

Editor Responsável: Luiz Augusto Erthal.

Redação e Comercial: Rua Santa Clara, 32, Ponta d'Areia, Niterói, RJ

CEP 24040-050 | (21) 2618-2972 | jornaltodapalavra@gmail.com

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editor Rio: Vanderlei Borges. Editor Niterói: José Messias Xavier. Editores Assistentes: Apio Gomes e Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Santa Clara, 32, Ponta d’Areia, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24040-050. 
Tel.: (21) 2618-297

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle