top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

1ª missão lunar privada dos EUA falha após perda crítica de combustível


(Foto: NASA)

Esperança dos Estados Unidos em colocar a sua primeira espaçonave na superfície lunar após quase 55 anos, na era Apollo, a missão comercial do país à lua falhou. É o que admitiram os organizadores nesta terça-feira (9), após uma perda crítica de combustível.


A primeira missão lunar dos Estados Unidos feita por uma empresa privada já começou com diversos problemas, mas a perda crítica de combustível fez a iniciativa falhar. Conforme a Astrobotic, responsável pela ação, não há "nenhuma chance de pouso suave" na Lua.


Na segunda (8), a nave especial Peregrine decolou da Estação da Força Espacial do Cabo Canaveral, na Flórida, após um lançamento que criou grandes expectativas para o sucesso da missão.


Porém, bastaram algumas horas para os problemas começarem: desde incapacidade do painel solar do Peregrine em manter a bateria carregada até o defeito de propulsão que danificou a parte externa da nave. Com isso, restam apenas 40 horas de combustível e, segundo a Astrobotic, a operação será mantida até ficar sem propulsão.


Falha afeta estratégia norte-americana

Para reduzir custos, o governo dos Estados Unidos passou a apostar em missões espaciais realizadas por empresas privadas. Porém, a falha da Astrobotic pode fazer o país rever a estratégia. A NASA chegou a pagar mais de US$ 100 milhões (R$ 490 milhões) para a empresa transportar um hardware científico para a Lua que vai estudar a composição da superfície da região e radiação no ambiente circundante.


Além dos equipamentos científicos, a espaçonave Peregrine carregou para o espaço objetos enviados pelos seus clientes, como um Bitcoin físico, restos de cremação e até DNA, incluindo os do criador de Star Trek, Gene Roddenberry, do lendário autor de ficção científica e cientista Arthur C. Clarke e de um cachorro.


Quais missões pousaram na Lua?

Em abril de 2019, uma outra missão lunar privada também não teve sucesso: lander Beresheet de Israel foi destruído ao impactar com a Lua. Operada pela iSpace, a missão Hakuto, do Japão, caiu em abril do ano passado. A próxima tentativa será da norte-americana Intuitive Machines, com previsão de lançamento em fevereiro.


Com isso, somente algumas agências espaciais nacionais tiveram sucesso: a primeira foi a então União Soviética, em 1966, seguida pelos Estados Unidos na corrida espacial lunar. Só em 2013 o terceiro país conseguiu chegar ao satélite natural da Terra, que foi a China, e depois a Índia, no ano passado.


A próxima tentativa comercial será da Intuitive Machines, com sede em Houston, que está lançando em fevereiro, com destino ao polo sul lunar.


Fonte: Agência Sputnik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page