top of page

Odebrecht: "A imprensa sabia"

  • 3 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Em seu depoimento, o patriarca e fundador da construtora cujas delações na operação Lava Jato estão estremecendo os pilares políticos do país, Emílio Odebrecht, colocou o dedo na ferida: "A imprensa sabia de tudo", afirmou o empresário, desmascarando a cumplicidade dos grandes meios de comunicação com poderosos grupos políticos e empresariais que, segundo ele, "há 30 anos" têm conduzido as práticas corruptas que agora vêm a público com a delação premiada feita pelos executivos da Odebrecht.

Emílio Odebrecht enfatizou - veja vídeo editado por Fernando Brito, do Tijolaço - que "um negócio institucionalizado", visto como "uma coisa normal", é prática comum há várias décadas. "O que me entristece", afirmou, "é que a imprensa sabia disso e agora fica com essa demagogia". Mas a conivência e até participação de jornalistas e veículos de comunicação não ficou restrita ao desabafo genérico do velho Emílio. A grande imprensa tem sido delatada em outros depoimentos mais específicos.

Globo, Odebrecht e FHC

No blog O Cafezinho, Miguel do Rosário, destaca que em o empresário Emilio Odebrecht menciona em sua delação premiada "a existência de uma "sociedade privada", com participação da Globo, com objetivo de fazer lobby pela privatização da telefonia pública e pela quebra do monopólio do Estado no setor de petróleo. "É um lobby diretamente ligado ao financiamento político do PSDB e do governo FHC", ressalta. "Pelo depoimento de Emilio, fica evidente que a Lava Jato começa com Odebrecht e Globo organizando, para o governo, o arcabouço jurídico dos setores de telecomunicação e petróleo, no Brasil, durante os anos seguintes. É o início do "petrolão", observa. No mesmo vídeo, Emilio admite que financiou, via caixa 1 e 2, as duas campanhas de Fernando Henrique Cardoso.

Veja o vídeo completo referente à delação citada por Miguel do Rosário em https://youtu.be/gC61JOLzU5o.

Diogo Mainardi

Entre os próceres da mídia tradicional, senão na forma ao menos no conteúdo, um nome que acabou sendo explicitamente citado em delação é o do jornalista, Diogo Mainardi, editor do site ultraconservador O Antagonista e comentarista na GloboNews. Ele foi citado pelo ex-vice presidente da Odebrecht, Henrique Valladares, em delação premiada envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo o executivo, Mainardi foi visto jantando com o tucano no restaurante Gero, no Rio de Janeiro, junto também com o empresário Alexandre Accioly, em um encontro em que teriam sido negociadas propinas da empreiteira. Diogo negou o fato: “Isso é mentira. O jantar nunca ocorreu. Cruzei com os dois no Gero – mais de uma vez – e sempre os cumprimentei. É evidente que eu não teria o menor problema em admitir um jantar com Aécio Neves e Alexandre Accioly".

Nisso Mainardi tem razão: a sua intimidade com Aécio não é nenhuma novidade. O marqueteiro responsável pelas campanhas vitoriosas de Aécio ao governo de Minas em 2002 e 2006, Paulo Vasconcelos, é o dono da Webcitizen, empresa que há vários anos vem mantendo relações com o site O Antagonista, de Diogo Mainardi. Segundo a imprensa vem divulgando, delações da Odebrecht apontam que o senador Aécio Neves era pago por meio de repasses a uma das agências de publicidade de Paulo Vasconcelos.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page