728x90_2.gif

AFL se torna a academia oficial


Foi aprovado nesta ontem (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em primeira e segunda discussões, o Projeto de Lei 2.297/16, que reconhece a Academia Fluminense de Letras (AFL) como a academia de letras oficial do Estado do Rio de Janeiro. Fundada em 1917 e formalmente instituída pela Lei Estadual nº 2.162/27, a AFL comemora seu centenário em julho deste ano.

O deputado Waldeck Carneiro, autor do projeto e membro da AFL, disse que a proposta foi construída em respeito à história e aos grandes vultos da literatura fluminense imortalizados pela academia, como Alberto de Oliveira, Casimiro de Abreu, Euclides da Cunha, Quintino Bocaiúva, Fagundes Varela, Joaquim Manoel de Macedo, Raul Pompéia, entre outros grandes nomes da literatura brasileira.

“A AFL segue viva e pujante, cumprindo seus objetivos, quais sejam, estimular e promover a cultura e as letras nacionais, contribuir para a preservação da literatura fluminense e apoiar iniciativas e eventos literários no nosso Estado”, justifica o parlamentar.

O Projeto de Lei 2.297/16 ainda precisa ser sancionado pelo governador Luiz Fernando Pezão para entrar em vigor e essa decisão pode vir perto das comemorações dos 100 anos da instituição que segue realizando um belo trabalho.

#AcademiaFluminensedeLetras #WaldeckCarneiro #academiaoficialdoestado #literaturafluminense #memóriafluminense

1/3