728x90_2.gif

Holocausto lembrado na Câmara


A Câmara de Vereadores realizou na noite da última segunda-feira (dia 24) sessão solene em lembrança das vítimas do Holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Após a sessão especial foi aberta no hall de entrada a exposição “As crianças vítimas do Holocausto”. As fotos da mostra fazem parte do acervo do Memorial Judaico de Vassouras.

Participaram da mesa principal, presidida pelo vereador Bruno Lessa (PSDB), o cardeal arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta; o rabino Eliezer Stauber; o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Herry Rosenberg; o presidente do Centro Israelita de Niterói, Paulo Neiman; e a secretária de Educação de Niterói, Flávia Monteiro de Barros. O diácono Reynaud Waldstein, da Paróquia de São Judas Tadeu, representou o arcebispo de Niterói, dom José Francisco Dias.

Representando os seis milhões de judeus mortos pelo regime nazista, seis velas foram acessas por convidados ao som do Coral Moisés Kawa, da Associação David Frischman de Cultura e Recreação (Adaf), sob a regência de Fátima Mendonça. A tecladista Lia Pier acompanhou a execução do Hino dos Partizans.

Ao final foram homenageados com entrega de moções Benjamim Velmovitski, Paulo Guberfain, Jayme Sztajn, Julio Chachamovitz, Regina Kaplan, Zelda Micmarcher. Viúva do vereador José Vicente Filho, dona Selma Vicente recebeu uma placa de agradecimento pela iniciativa do vereador em ter criado a lei municipal que tornou obrigatória a realização de sessão solene uma vez por ano.

Documento histórico

Hoje à tarde (25) foi exibido no Auditório Cláudio Moacyr da Câmara o documentário “A trajetória do genocídio nazista”, produzido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Cerca de 40 alunos do 1º ano do ensino médio do Liceu Nilo Peçanha, trazidos pelo professor Felipe Ribeiro de Siqueira, assistiram e participaram de debate ao final. Também participaram os professores Sofia Levy, da UNI-Rio e Vinícius Maia Cardoso, da Universo.

Fonte: ASCOM Câmara de Niterói / Foto: Sérgio Gomes

#Holocausto #CâmaradeNiterói #BrunoLessa #DomOraniTempesta #RabinoHerryRosenberg #PauloNeiman