Aprendiz é patrimônio do Rio
O Deputado Estadual Waldeck Carneiro (PT) conseguiu aprovar, na tarde de ontem, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o Projeto de Lei 2.066/16 que declara o "Programa Aprendiz - Música na Escola" como patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O PL segue agora para ser sancionado pelo governador. O programa tem apoio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e realiza mensalmente audições de seus alunos na Sala de Cultura Leila Diniz.
"Ao longo dos anos, o programa se sofisticou muito tecnicamente, formando corpos artísticos e integrantes que passaram por importantes orquestras no Brasil e fora dele. É sobretudo uma iniciativa que qualifica o currículo da escola e introduz, de maneira muito potente, a arte e a música. Mexe muito com as crianças e suas famílias, sendo um fator importantíssimo de socialização e inclusão sócio-cultural", justifica o parlamentar.
O Programa
O Programa Aprendiz - Música na Escola é um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, realizado na cidade de Niterói desde 2001. Ele leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto, coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão.
O objetivo principal do Programa Aprendiz é ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais. O programa mantém ainda um trabalho de intercâmbio cultural com a Noruega e a Alemanha.
A iniciativa contempla, hoje, mais de 2500 crianças e jovens, e o resultado tem sido alunos que se tornam professores, reproduzem conhecimento musical, entram em universidades com graduação em música com o objetivo de se profissionalizar e ganhar o mercado e ainda participam de intercâmbios culturais.