Violência em debate na Câmara
A Câmara Municipal de Niterói debaterá, em audiência pública convocada pelo vereador João Gustavo (PHS) para segunda-feira (3/7), às 19 horas, propostas para o reordenamento da orla de Niterói, com enfoque principal para a segurança pública, urbanismo, turismo e meio-ambiente. O assalto, na madrugada desta quinta-feira, por marginais armados com fuzil e pistolas, a um grupo de frequentadores de um quiosque na Boa Viagem, onde está situado o Museu de Arte Contemporânea (MAC), é apenas uma entre muitas ocorrências policiais registradas na orla da cidade.
Foram convocados para a audiência pública a Polícia Militar, Marinha, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, INEA, Emusa, Secretaria Municipal de Urbanismo, Águas de Niterói, Enel, Ibama, além de representantes dos clubes náuticos, das associações de moradores e de outras entidades da sociedade civil.
“O assalto registrado nessa madrugada (29/06) é apenas uma mostra do quanto ainda temos que caminhar para reorganizar a orla de Niterói, que, além de insegura, é subaproveitada em seu potencial turístico. Temos as praias oceânicas e a Baía de Guanabara, um cartão postal do Rio de Janeiro. Precisamos fazer mais por nossa orla”, afirma João Gustavo.
Entre os temas em pauta, estarão ações para combate à violência urbana; a criação de uma unidade marítima da Guarda Municipal para o controle de embarcações que ameaçam banhistas; a intensificação da fiscalização para acabar com os esgotos in natura que são despejados na Baía de Guanabara, como ocorre em Jurujuba; e a criação de dois cais públicos, em Charitas e no Centro, para a ancoragem de embarcações turísticas.