Ensino médio reforçado no RJ


Deputado Waldeck Carneiro

Foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, 14 de agosto, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 53/2017 - de autoria do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) - que torna obrigatória a instrução de Espanhol, Sociologia, Filosofia e Artes nos três anos do ensino médio, nas redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Para Waldeck, a PEC busca garantir na constituição do estado que os jovens do ensino médio tenham direito à formação mais geral, com um fim em si mesma.

"Nós vivemos um momento de forte risco de apequenamento do currículo. A Reforma do Ensino Médio, que eu prefiro chamar de contra-reforma, em vigor desde fevereiro do ano passado, assegura a obrigatoriedade apenas da matemática e do português. Isso é muito reducionista do ponto de vista da formação de jovens e adolescentes. Estamos falando de uma etapa sensível da formação humana, mais ainda no estado do RJ, que infelizmente tem sido pródigo em criminalizar e até assassinar jovens de origem popular. Por isso, é muito importante apostar na educação como principal estratégia de redução de combate à violência", explica.

A PEC prevê ainda que a disciplina de Arte seja composta pelas artes visuais, a dança, a música e o teatro. Para o deputado, que também é professor, o ensino de Artes não desempenha apenas o papel de cumprir grade curricular, desenvolver as habilidades emocionais dos jovens, ou ajudar o estudante a ser aprovado em exames como o ENEM. "As artes, principalmente na realidade que vivemos, são importantes para a formação de seres humanos", enfatiza.

#Ensinonmédio #WaldeckCarneiro

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: