728x90_2.gif

Quase 100 eventos na Bienal


O diretor financeiro da Imprensa Oficial, Nilton Nissin Rechtman, fala durante a apresentação da programação

O diretor financeiro da Imprensa Oficial, Nilton Nissin Rechtman, fala durante a apresentação da programação

A Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj), as editoras do grupo Letras de Niterói e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói apresentaram, nesta quarta-feira (23), a extensa programação que vão promover na XVIII Bienal Internacional do Livro do Rio, que se realizará entre 31 de agosto e 10 de setembro, no Riocentro. Serão mais de 90 eventos, entre palestras, fóruns, debates, bate-papos, lançamento de livros e muita contação de histórias. Participam do grupo Letras de Niterói as editoras Eduff, Nitpress, Muiraquitã, Intertexto, Comunitá Italiana e Itapuca.

Mostrando que desempenha importante papel como agente cultural no Estado, a Ioerj dará destaque à literatura fluminense no espaço de 120 metros quadrados localizados nas ruas M01/N02 do Pavilhão Verde. O estande também vai abrigar o Projeto Mais Leitura, iniciativa da Imprensa Oficial que vende livros novos a preços que variam de R$ 2 a R$ 7. Serão disponibilizados mais de 800 títulos, entre clássicos da literatura brasileira e obras infantis.

“O Mais Leitura representa a democratização do acesso à leitura no maior evento literário do país. A variedade de títulos e os valores acessíveis garantem que ninguém saia de mãos vazias. Proporcionar acesso à informação a preço baixo é muito gratificante”, garante Jorge Narciso Peres, presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Na programação, o público poderá participar de atividades lúdicas e também de discussões sobre diversos temas, que vão desde saúde ao Plano Nacional de Educação, passando por criação de filhos portadores de deficiências e empoderamento feminino.

“Essa parceria com a Imprensa Oficial vai viabilizar um espaço importante para o município dentro da Bienal. Poderemos levar as crianças e incentivar a formação do autor-leitor, além de abrir espaço para as editoras menores”, comemora Camilla Bacellar, da coordenação de promoção à leitura da secretaria de Educação de Niterói, que também fará contação de histórias com o grupo As Cigarras.

Veja a programação completa das editoras de Niterói na Bienal:

Dia 31/08

14h – 15h - Nutrição funcional: mitos e verdades, com a Dra Jéssica Nobre

15h – 16h - Lançamento do Livro "A farsa de Artemis", de Celso Possas Jr. Ed. Itapuca

18h – 19h - Lançamento do livro "Asas", de Waldyr Argento Jr. Ed. Muiraquitã

Dia 01/09

11h – 12h - Lançamento do livro "Lindamar e Gabriel: a menina que virava peixinho e o peixinho preocupado", de Edel Costa . Ed. Muiraquitã

12h – 13h - Grupo As Cigarras e o cordelista João Batista Mello, acompanhados pelos músicos Ubiratan Ávila (Acordeon) e Adilson Franco (violão)

13h – 14h - Mala de História com Dani Fritzen e o lançamento do livro “A Bailarina e o Soldadinho” - Editora Imaginart

14h – 15h - Mesa: "Plano Nacional de Educação: desafios e perspectivas". Mediação: Flávia Monteiro de Barros. Debatedores: Prof. Waldeck Carneiro (UFF) e Prof. Jorge Najjar( UFF)

15h – 16h - Lançamento do livro "Shantalla: Massagem para Bebês", de Verônica França. Ed. Muiraquitã

16h- 17h - Mesa: A Formação do leitor, na Educação Especial: práticas na educação inclusiva Mediação: Andréa Pierre. Debatedores: Ana Prado e Robson de Souza.

17h- 18h - Varal de Marias ( Coordenação de Promoção da Leitura) + Liliane Balonecker lançando o livro “Borboletas de Papel”, com participação das Cigarras. Microfone aberto aos poetas.

18h- 19h - Lançamento do livro "O Turco", de Celso Possas Jr. Ed. Itapuca

19h – 20h - Lançamento do livro "Nossas vidas na Albras". Ed. ComunitàItaliana

20h – 21h - Lançamento do livro "CTI: a antessala da morte", de Mário Dias . Ed. Muiraquitã

Dia 02/09

11h – 12h - Grupo As Cigarras e Dani Fritzen em contação de histórias.

12h – 13h - Lançamento do livro "Pedaço meu Arco-Íris", ed. NitPress

13h – 14h - Lançamento do livro "Espelho da Alma", de Paula Vinagre. Ed. Muiraquitã

14h – 15h - Lançamento do livro "A Teia dos Sonhos", de Karine Aragão em conversa com o psicanalista Lenilson Ferreira. Tema: “Depressão e suicídio na adolescência”

15h – 16h - Lançamento do livro "Downadinha", de Alessandra Almeida Maltaroll, e roda de conversa de pais de crianças com Síndrome de Down e outras deficiências

16h – 17h - Sandra Ronca lançando o livro “Tenho Um Amigo” e formação de mesa com o psicanalista Lenilson Ferreira. Tema: As perdas sobre o olhar da literatur à luz da psicanálise.

17h – 18h - Lançamento do livro "Eu quero é botar meu bloco na rua!", de Rodrigo Moreira. Ed. Muiraquitã

18h – 19h - Lançamento do livro "Tristes Subúrbios", de Pedro Belchior, e do "Rei do Livro", organização de Aníbal Bragança

19h – 20h - Debate sobre corrupção no Brasil e lançamento dos livros "Estranhas Catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar 1964-1988" e "Corrupção - Como e por que o seu dinheiro sai pelo ladrão", seguido de debate com Luiz Alfredo Salomão e Pedro Henrique Pedreira Campos, da UFRRJ

Dia 03/09

12h – 13h - Lançamento do livro ”Sopro”, de Tânia Ribeiro Roxo

13h – 14h - Lançamento do "Dicionário trilíngue de gírias", de Angelo Segrillo. Ed. Muiraquitã

14h – 15h - Lançamento do livro "Discriminação e preconceito", Ed. ComunitáItaliana

15h – 16h - Lançamento da Coletânea "Antologia 6". Ed. Muiraquitã