Criticas ao parecer sobre Temer
O presidente da CCJ da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, abre reunião para analisar a denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Deputados federais membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara já começaram a se pronunciar sobre o parecer do deputado Bonifácio de Andrada recomendando o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.
Em seu relatório, Andrada afirmou que existe uma criminalização da política promovida em conjunto pela polícia federal e pelo Ministério público federal.
O líder do Democratas, deputado Pauderney Avelino, disse que é fundamental que haja direito de defesa e também provas e, apesar de discordar da tese de união entre polícia federal e Ministério Público Federal para criminalizar a atividade parlamentar, elogiou o parecer do deputado Bonifácio de Andrada.
O deputado Alessandro Molon, da Rede, do Rio de Janeiro, tinha pedido o desmembramento das denúncias contra o presidente Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, o que não aconteceu. Ele disse que vai continuar a lutar para isso. E criticou o parecer apresentado na CCJ.
Do lado de fora da Comissão de Constituicao e Justiça, um painel foi instalado por partidos de oposição para contagem dos votos contra e a favor da investigação de Michel Temer. Cada deputado e deputada poderá colar seu rosto em um dos três lados, que inclui também "em cima do muro".
À medida que os parlamentares forem votando na CCJ e declarando suas posições publicamente, a equipe do projeto também vai colar os rostos dos deputados.