Carlos Ruas homenageado pela CM

Amigos, familiares, autoridades públicas e colegas de profissão prestigiaram a entrega da Medalha José Cândido de Carvalho ao jornalista Carlos Ruas, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores. Aprovada por unanimidade entre os 21 vereadores, a honraria foi entregue pelo presidente do Poder Legislativo, Paulo Bagueira, ao lado da senhora Therezinha Calil Petrus, da Creche Tak.
Ainda com o poder da emoção, apesar dos 90 anos de idade e da rotina de homenagens ao longo da vida, Carlos Ruas lembrou o início de sua carreira e o apoio da família. “Receber a medalha que leva o nome de José Cândido de Carvalho, niteroiense ilustre, é uma honra. Estou completando 63 anos de jornalismo e parece que estou começando a carreira hoje. Agradeço a todos por mais esta lembrança”, disse Ruas.
O presidente Bagueira destacou os serviços prestados pelo jornalista à cidade de Niterói. “A Cultura, a Política, o Jornalismo e toda a sociedade são gratos pelo seu trabalho. Você viveu e sabe, como ninguém, contar em detalhes a história de Niterói. Você soube retratar a política do antigo Estado do Rio e valorizar os que trabalham com seriedade”, ressaltou Bagueira.
No próximo dia 22, data de fundação da cidade, Carlos Ruas lança no Plaza Shopping o livro “Niterói de outros tempos: fatos, fotos e festas”. No hall de entrada da Câmara desde o início do mês está aberta a exposição “Carlos Ruas: Fotos & acervo”. A mostra retrata a agitação dos salões elegantes, os grandes eventos políticos, locais históricos e pitorescos de uma Niterói que deixa saudades até hoje. A moda, as novidades, as pessoas que marcaram as décadas de 50, 60 e 70. A mostra está aberta à visitação pública até o fim de novembro, entre 10 e 16 horas, com entrada franca.
Entre os presentes, além dos já citados, estavam na solenidade o ex-prefeito e atual presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança; o presidente da Associação Pestalozzi, José Raymundo Martins Romeo; o presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, Antônio Machado; O Secretário Municipal do Idoso, Beto Saad e o empresário Gentil Moreira de Sousa, da Confeitaria Beira Mar e diversos jornalistas que trabalharam ao lado de Carlos Ruas, entre outros.
Acervo histórico
Nascido em pleno coração do Rio, na boêmia Rua Evaristo da Veiga, o jornalista Carlos Ruas foi adotado por Niterói como um de seus filhos mais ilustres. Em virtude da morte de sua mãe, ainda menino, seu pai levou-o para ser criado em Portugal junto a familiares de além-mar. Voltou ao Rio em 1946 e, em 1950, pegou uma barca em direção a Niterói onde permanece até hoje. A cidade o recebeu de braços abertos e logo foi convidado por José Luiz Azeredo da Silva, na época diretor do jornal O Fluminense, para fotografar as candidatas a Rainha do Verão de Icaraí, concurso promovido pelo jornal.
Na exposição da Câmara podem ser vistas fotos sobre a vida de políticos como o ex-governador Roberto Silveira, o comandante Amaral Peixoto e deputados estaduais já falecidos. Os bailes de gala do Bal Masqué no Clube Central, o trampolim da Praia de Icaraí, as mulheres com os famosos maiôs Catalina, os desfiles da Fábrica de Tecidos Bangu, imortalizada nos versos de Noel Rosa, e muito mais.
Entre as raridades o comício de Carlos Lacerda realizado em frente à Assembleia Legislativa do Estado, onde hoje está instalada a Câmara de Vereadores. Ruas registrou a preparação do ato, no Clube Central; a caminhada pelas ruas; e os discursos inflamados dos políticos em frente a Assembleia.
Foto: O presidente da Câmara, vereador Paulo Bagueira (PPS), ao lado de Carlos Ruas (Sérgio Gomes/ASCOM-CMN)