Artista busca financiamento coletivo para exposição fotográfica em São Gonçalo


A prática dos Tapetes de Sal durante o Corpus Christi em São Gonçalo é lembrada por suas dimensões e belezas. Muito frequentemente imagens televisivas demonstram a extensão dos tapetes e falam da tradição de ornamentar as ruas por onde passa a procissão. Dessa forma, o professor e artista Henrique Mendonça busca financiamento coletivo para uma exposição fotográfica sobre os tapetes de sal de São Gonçalo.

O objetivo é provocar a reação e reflexão dos moradores da cidade de São Gonçalo sobre a prática dos Tapetes de Sal que surgiu a ideia de uma exposição fotográfica que pudesse compor o período religioso do Corpus Christi de 2018 e trazer à cidade imagens que ativassem memórias, relações afetivas e reflexões.

Em 1999, Henrique começou a se dedicar em registrar os tapetes. Segundo ele, as informações dele eram as mesmas da televisão, acrescidas de alguns relatos de amigos gonçalenses sobre a importância da prática para a cidade. Na ocasião, Henrique era estudante de história da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e acabou se interessando em aprender a arte fotográfica.

"Munido de uma câmera fotográfica e com olhar fortemente influenciado pela antropologia, passei o dia registrando os envolvidos, as partes da manifestação católica e relação da comunidade com o evento. Passaram-se quase 20 anos e me deparei novamente com aqueles registros em preto e branco, refleti sobre a estética, a composição e a preservação dos inúmeros negativos. Logo percebi que a estética, o enquadramento e o jogo de preservação eram mais profundos. O registro feito em 1999 era de uma cidade em suas práticas, era dos seus moradores", comenta o artista.

Sobre o autor:

Henrique Mendonça é professor de História, fez parte do projeto “História de São Gonçalo: memória e identidade”, da FFP-UERJ em São Gonçalo, durante vários anos, sendo um dos curadores do museu da imigração da Ilha das Flores. No âmbito da fotografia, dedica-se à fotografia documental e desenvolve atualmente projetos de registros de práticas culinárias do interior fluminense.

A forma de execução do projeto:

A exposição usará o financiamento coletivo para a sua montagem. Serão 20 imagens em dois tamanhos e os interessados em patrocinar poderão escolher uma ou mais fotos e financiá-las. Ao final da exposição, o patrocinador levará a imagem pra casa, tal qual ela foi exposta (em moldura, com certificação fine art).

TELEFONE PARA INFORMAÇÕES: (21) 972380040

SITE: https://www.hmendoncaphoto.com/

DATA PREVISTA: 24 DE MAIO DE 2018 (ABERTURA)

LOCAL: CASA DAS ARTES DE SÃO GONÇALO

ESCOLHA DAS FOTOS

Formulário onde você poderá escolher as fotos: https://goo.gl/forms/1kux6aJiktQRLbHy1

#tapetesdesal #sãogonçalo #henriquemendonça #corpuschristi

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif