Jordão Pablo de Pão é eleito para a Academia Niteroiense de Letras
Há dez anos atuante no cenário cultural e literário da Cidade Sorriso, Jordão Pablo de Pão, 30 anos, foi eleito no fim da tarde deste 25 de abril de 2018, em sessão ordinária, para ocupar a cadeira de número 13 da Academia Niteroiense de Letras. Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Letras e cursando MBA em História da Arte, o escritor lançou no ano passado a obra "Abre Caminhos", sintetizada pelo próprio Jordão Pablo como "espécie de catálogo de escrita das coisas que produzo, ingressando por temáticas e abordagens que me são muito próprias, especialmente poemas e contos curtos".
Seu trabalho de produção de eventos, sobretudo literários, em casas de cultura de Niterói foram impulsionados por uma questão apresentada pela também escritora e acadêmica Liane Arêas. "Quando trabalhava no Teatro Municipal João Caetano, uma senhora muito distinta me abordou em uma das pausas para leitura e me indagou sobre o motivo de a literatura ainda ter pouco espaços em nossa cidade. Liane, neste momento, me abriu o mundo da produção literária, serei eternamente grato", afirma o escritor.
O novo acadêmico passará a ocupar a cadeira número 13, cujo patrono é João Caetano, fato notório para Jordão Pablo de Pão. O último ocupante desta cadeira foi o historiador Emmanuel de Macedo Soares. A Academia, situada no cruzamento das ruas São João e Visconde do Uruguai, no centro, tem sessões às quartas-feiras às 17h normalmente abertas ao público e gratuitas.
Em carta aberta divulgada em seu perfil no Facebook, o escritor registra que a sua entrada na Casa de Horácio Pacheco está imbuída de um desejo de dialogar a arte com o público. "sinto-me como um infante que recebeu o privilégio de sentar à mesa dos adultos. (...) Sou imortal a partir da posse para aproximar a literatura da sociedade, a instituição acadêmica dos viventes. Como de costume em minhas falas, reforço o desejo de ver a palavra-arte em cada lócus, em todos os momentos", registra o documento.
Para conhecer a obra do novo imortal, cuja posse está prevista para julho, indica-se o blog www.jordaopablo.wordpress.com. Na noite da posse, o escritor pretende lançar seu próximo livro, em homenagem ao seu pai, à profissão dele de pescador e ao mar, tema recorrente e de pesquisa de Jordão Pablo de Pão.