top of page

Homenagem à Matemática


Por Fernanda Brasil Schmidt

A Escola Canadense de Niterói é a mais premiada do Estado do Rio de Janeiro A história da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês) data de 1959, a primeira edição foi realizada na Romênia. Desde então, a competição incentiva o desenvolvimento e popularização da Matemática pelo mundo, sendo a mais prestigiada das competições em nível internacional. Ao fim do século passado, muitos países começaram a considerar a ideia de usar competições matemáticas com a mesma finalidade. Em 1991, os professores André Deledicq e Jean Pierre Boudine criaram um concurso semelhante na França, chamando-o de Canguru Matemático. A ideia foi recebida com entusiasmo no Conselho Europeu em Estrasburgo – 1994 e os representantes de 10 países fundaram a Associação Canguru Sem Fronteiras (AKSF, em francês), registrada na França, em 1995, tendo o professor André Deledicq como seu primeiro presidente. No dia 9 de julho, o mandato do vereador Sandro Araújo reuniu mais de trezentas pessoas na Câmara de Vereadores de Niterói numa solenidade em homenagem ao desempenho dos alunos da Escola Canadense de Niterói nas competições internacionais de Matemática. Também professor de Física e Matemática, Sandro reconhece a importância de incentivar os alunos e comemorar o marco de escola com mais premiações no Estado do Rio de Janeiro. As diretoras da Escola Canadense de Niterói, Yara Tandel e Priscilla Riddell, o diretor canadense Rychard Paszkowski e o Professor de Matemática Bruno Gomes realizaram a entrega de Menção Honrosa para onze alunos; nove medalhas de bronze; seis medalhas de prata e seis medalhas de ouro do Concurso Internacional Canguru de Matemática e divulgaram as turmas campeãs na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, edição brasileira de Mathématiques Sans Frontière. Os alunos ainda aguardam a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática – OBEMEP 2018. "Nós passamos por tantas gerações dizendo que a matemática era uma matéria difícil, que só traz frustrações. A vida é isso, temos que lidar com as frustrações. Eu não tenho alegria maior do que ver este salão cheio. Foi a matemática que trouxe vocês até aqui e ainda vai levar vocês muito além. Parabéns mais uma vez para os meus alunos" Bruno Gomes - Professor de Matemática da Escola Canadense de Niterói. 

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page