top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

26% dos eleitores de Bolsonaro em 2018 já o rejeitam


ree

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (26) revela um número crescente de arrependidos entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro em 2018. Pelo menos um quarto dos brasileiros que o apoiaram há três anos agora está no campo de oposição e não votaria nele em 2022. A pesquisa mostra ainda que 23% dos que ajudaram a eleger Bolsonaro agora afirmam que votariam em Lula em um eventual segundo turno nas eleições do ao que vem.

"Em geral, se comparado com a média da população, o eleitor de Bolsonaro tem melhor avaliação do governo e responsabiliza menos o presidente por mazelas como desemprego, inflação e crise de energia. Mas uma parte se descolou do bolsonarismo e não repetiria seu voto, chegando a avaliar o governo como péssimo, a defender impeachment e a declarar escolha por Lula", analisa o instituto, segundo reportagem da Folha de S.Paulo neste domingo.

O levantamento mostra que 24% dos que elegeram Bolsonaro querem que o Congresso analise seu impeachment. Outros 73% não querem isso. Na população, a proporção é de 56% favoráveis e 41% contrários.

Confira a rejeição de eleitores de Bolsonaro em 2018 em relação a possíveis candidatos em 2022:

Lula (PT): 66%

João Doria (PSDB): 46%

Ciro Gomes (PDT): 40%

Bolsonaro (sem partido): 26%

Mandetta (DEM): 20%

Avaliação do presidente

Entre os eleitores de Bolsonaro, 46% consideram a gestão do atual presidente ótima ou boa; 31% a consideram regular; e 22% a avaliam como ruim ou péssima.

Os números são o oposto da pesquisa que faz a avaliação do governo no total da população. Neste cenário, 53% avaliam a gestão Bolsonaro como ruim ou péssima; 24% a veem como regular e 22% a consideram ótima ou boa.

No primeiro turno, no principal cenário avaliado pelo Datafolha, a população declara voto em Lula (44%); Bolsonaro (26%); Ciro Gomes (PDT, 9%), João Doria (PSDB, 4%), Luiz Henrique Mandetta (DEM, 3%) e branco, nulo ou nenhum (11%).

O Datafolha ouviu presencialmente 3.667 pessoas em 190 municípios brasileiros, entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No caso da amostra de eleitores de Bolsonaro, a margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. ​


 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page