top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

30% de casos graves de Covid afetam a mente, diz pesquisa


ree
(Foto: Universidade da Califórnia)

Estudo realizado na Itália com 381 recuperados de casos graves do coronavírus identificou transtornos psicológicos em cerca de 30% dos pacientes. Mulheres são mais suscetíveis.

Pesquisadores italianos realizaram um estudo com 381 pacientes recuperados da Covid-19 grave, tendo a maioria necessitado de internação, e atestaram que 30,2% deles desenvolveram um tipo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Ao todo, 115 pacientes demonstraram transtornos psíquicos.

Pesquisadores do Hospital Universitário Agostino Gemelli, que é o maior hospital de Roma, na Itália, trabalharam com base em uma avaliação médica e psiquiátrica abrangente, e publicaram as informações obtidas no JAMA Psychiatry.

O transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer em qualquer pessoa que possa ter passado por um evento traumatizante. Epidemias de tipos de coronavírus anteriores foram associadas a diagnósticos de TEPT em estágios pós-doença, indicando uma prevalência de 32,2%.

No entanto, informações a este respeito após síndrome respiratória aguda grave do atual SARS-CoV-2 ainda eram fragmentadas, o que incentivou a pesquisa italiana. Os estudos são do tipo observacionais, ou seja, não podem provar que uma coisa causa a outra, apenas que estão interligadas.

Dentre os pacientes envolvidos todos eram brancos e 43,6% eram mulheres. Todos foram encaminhados a um serviço de atendimento pós-agudo para avaliação multidisciplinar após a recuperação. Segundo os pesquisadores, é possível afirmar que mulheres com histórico de problemas de saúde mental prévios apresentam maior risco de desenvolver TEPT após a doença.

Apesar da pequena amostra, os dados obtidos são importantes para orientar novos estudos e adequar as intervenções terapêuticas e estratégias de prevenção dos transtornos consequentes do coronavírus.

Intrusões, esquiva, alterações negativas da cognição e do humor e alterações da excitação e da reatividade são uns dos sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Vale destacar que, normalmente, os pacientes têm memórias indesejadas frequentes que reproduzem o evento desencadeante, sendo pesadelos comuns.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page