top of page

32 países confirmam participação na cúpula do BRICS em Kazan

  • 10 de out. de 2024
  • 2 min de leitura
(Foto: Kristina Kormilitsina/Sputnik)

Cerca de 32 países confirmaram a sua participação na Cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan, anunciou o conselheiro presidencial Yuri Ushakov.


"Os convites para a cúpula foram enviados a 38 Estados. Claro, estes são ambos países-membros e aqueles que querem cooperar com a nossa organização. Cerca de 32 países já confirmaram a sua participação", comentou em conferência de imprensa.


Da mesma forma, Ushakov não descartou que a cúpula do BRICS em Kazan poderia se tornar o maior evento de política externa alguma vez realizado na Rússia.


"Gostaria de salientar que destes 32 países, 24 confirmaram a participação dos seus líderes na cúpula de Kazan, oito países serão representados por segundas ou terceiras pessoas", acrescentou.


O conselheiro presidencial indicou que todos os países-membros do BRICS também participarão na cúpula, acrescentando que nove deles estarão representados ao mais alto nível e um país, a Arábia Saudita, enviará um ministro das Relações Exteriores.


Além disso, especificou que estarão presentes os secretários-gerais da ONU, da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), da Comunidade de Estados Independentes (CEI), da União Econômica Eurasiática, do Estado da União e da presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS.


Neste contexto, Ushakov não descartou que a lista de participantes na cúpula do BRICS em Kazan pudesse ser ampliada.


"As portas do BRICS estão abertas a Estados com ideias semelhantes que partilham os princípios e objetivos básicos da nossa comunidade", disse ele.


Além disso, Ushakov relatou que o Ocidente pressionou os países participantes na cúpula.


"Vocês sabem qual é a situação atual, claro, houve pressão sobre este ou aquele país, mas, como já referi, a representatividade é muito significativa, incluindo os países africanos. Mas, claro, houve pressão e penso que continuará sendo exercida", disse Ushakov aos repórteres.


Ele também disse que "nem todos os países do mundo estão interessados no sucesso da cúpula".


No dia 1º de janeiro, a Rússia assumiu a presidência rotativa do grupo BRICS para 2024, ano que começou com a admissão de novos membros.


Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, aos quais o grupo deve a sigla, inclui agora também Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.


Atualmente, o grupo representa quase metade da população mundial, mais de 40% da produção global de petróleo bruto e cerca de 25% das exportações mundiais. A Rússia planeja acolher mais de 250 eventos em 11 regiões sob a sua presidência neste ano, incluindo a 14ª Cúpula do BRICS em Kazan.


Fonte: Agência Sputnik

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page