4 milhões vão às ruas de Buenos Aires saudar Messi e Cia
Milhões de pessoas lotaram as ruas de Buenos Aires para acompanhar a seleção argentina em seu retorno ao país após a conquista da Copa do Mundo no Catar. Embora se esperasse que a caravana de jogadores e comissão técnica tivesse como destino o Obelisco, a polícia cancelou esse desfile por motivo de segurança e a equipe percorreu a cidade em três helicópteros, sobrevoando inclusive a zona do Obelisco e o microcentro portenho, onde se concentrava grande massa humana.
A inédita e massiva festa, que estourou em todo o país no domingo ao final dos agonizantes pênaltis, foi replicada nesta terça-feira (20), não com menores índices de euforia. À tarde, estimava-se que havia pelo menos quatro milhões de pessoas nas ruas.
A equipe comandada por Lionel Messi aterrissou na madrugada desta terça no aeroporto internacional de Ezeiza, a 40 quilômetros de Buenos Aires.
Eles foram recebidos com fogos de artifício e uma chuva de papel azul claro e branco, e por milhares de fãs que ficaram de guarda durante a noite para saudar seus ídolos. A caravana partiu do aeroporto mas foi interrompida pelas autoridades de segurança da capital. Algumas horas depois, jogadores e membros da comissão técnica foram colocados em três helicópteros para saudar e receber o carinho do povo.
Algumas pessoas qualificaram a decisão de cancelar a turnê como "uma vergonha" e culparam as autoridades da Cidade Autônoma de Buenos Aires pela "falta de organização" da grande festa.
Outros apontaram que a decisão foi correta, pois se tratava de uma medida de segurança contra as avalanches de pessoas que saíam para comemorar com a seleção.
O povo argentino ainda está incrédulo de que a seca dos longos 36 anos em que não conseguiu ganhar a terceira Copa do Mundo finalmente terminou. O México (1986) já estava longe. E ficou o trauma das finais perdidas na Itália (1990) e no Brasil (2014).
As lágrimas de felicidade dos torcedores transbordaram em seu rastro. Bandeiras de todos os tamanhos tremulavam. Uma maré albiceleste acompanhada de canções de futebol.
O hit desta Copa do Mundo é o "Nasci na Argentina, terra de Diego e Lionel, dos garotos das Malvinas que nunca vou esquecer."
Nesta tarde, quando começou a turnê por Buenos Aires, Messi postou uma mensagem que resumia os sentimentos da equipe sobre a realização do tão sonhado sonho de vencer a Copa do Mundo.
"Esta Copa que conquistamos é também para todos aqueles que não a conquistaram nas Copas anteriores... É também para Diego que nos incentivou lá do céu", escreveu, lembrando Maradona, chamado de "Deus" pelos torcedores e que morreu em novembro de 2020. .
Uma faixa pendurada ao longo da Avenida 9 de Julho com os rostos de ambos resumia o sentimento de um país: "Así en la tierra, como en el cielo".
Com a Agência RT
Comentários