top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

52% acreditam que Brasil corre o risco de virar comunista

Antes mesmo das eleições em 2018, a extrema-direita já vinha espalhando a falsa ideia de uma 'ameaça comunista' no Brasil, caso um governo de esquerda fosse eleito. O 'fantasma do comunismo' ressurgiu com mais força na campanha de Lula à presidência e depois de sua vitória, em outubro 2022. Com Lula eleito e a economia voltando aos eixos, uma nova pesquisa do instituto Datafolha, realizada entre 12 e 14 de junho e divulgada neste sábado (1/7), revelou que a crença, disseminada principalmente pelas redes sociais, continua a assombrar e contaminou metade da sociedade brasileira: 52% da população concordaram com a afirmação de que existe o risco um regime comunista no país, mesmo que essa possibilidade não tenha qualquer fundamento na realidade.

Para os eleitores progressistas, o 'fantasma do comunismo' é tema de memes nas redes sociais e de fantasias de carnaval / Reprodução

Do total que acredita nesta falsa ideia, 33% concordam totalmente e 19% parcialmente. A crença é ainda mais expressiva entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022. A pesquisa foi feita com a participação de 2.010 pessoas maiores de 16 anos em 112 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.


No geral, 42% rejeitam a noção (30% totalmente, 12% em parte), e 6% ou não sabem, ou não quiseram responder. Já entre os eleitores de Lula, 61% descartaram a ideia.


Ditadura


Sobre a ditadura, para 47%, não houve benefícios ao país com o regime militar, e 35% desses acreditam nisso de forma convicta, enquanto13%, nem tanto. Já 36% concordaram que a ditadura trouxe coisas boas ao país: 15% desses totalmente e 21%, parcialmente. Entre eleitores de Bolsonaro, o índice vai a 44%.


Legados


Entre outras questões, a pesquisa avalia os governos petistas e bolsonarista. Neste tema, 33% dos entrevistados afirmam ver coisas boas nos dois períodos. 66% acreditam que o PT, representado nos dois governos Lula, na gestão Dilma Rousseff (2011-2014) e em Dilma-2 (2015-2016, encerrada por impeachment), deixou benefícios para o Brasil. Quando Bolsonaro é avaliado, 57% veem um legado positivo (31% de forma convicta, 26%, parcial).


Religião e Política


A pesquisa também incluiu o tema da ideologia religiosa na política. Quando confrontados com a pergunta “Política e valores religiosos devem sempre andar juntos para o Brasil possa prosperar?”, 65% concordam e 32% discordam. Os índices são semelhantes entre apoiadores de Lula e Bolsonaro, e a rejeição à questão é maior entre grupos mais escolarizados: 51% para quem tem curso superior.


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page