Ação Ordo realiza mutirão social na Muzema e Rio das Pedras
No quinto dia da Ação Estruturada Ordo, nesta sexta-feira (19/7), o Governo do Estado realizou 500 atendimentos sociais na Muzema, no Itanhangá, e em Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A caravana do programa RJ para Todos, da Secretaria de Governo, levou serviços gratuitos, como oportunidades de empregos, emissão de documentos e atendimento especializado para pessoa com deficiência e pessoa idosa.
Foram disponibilizados a primeira e segunda vias do RG; isenções para certidões de nascimento, casamento e óbito; orientação sobre os direitos do consumidor; oportunidades de emprego e carteira de trabalho digital; massoterapia, corte de cabelo; manicure; trança tererê; além de atendimento especializado para pessoa com deficiência e pessoa idosa.
"Nós estamos aqui para fazer a diferença. Essa união do Governo do Estado, por meio das secretarias, ajuda a mudar vida dos cidadãos", disse a superintendente do programa RJ para Todos, Gilvânia Coutinho.
Documentos em ordem
O dia foi produtivo para Suzana Pessoa da Silva, de 60 anos. Ela foi até o mutirão da Muzema com os seus 3 netos para regularizar a certidão de nascimento das crianças.
"Meus netos estão com o documento em dia agora. A sensação é de alívio. E tudo graças ao RJ para Todos", contou a doméstica.
O mutirão no Rio das Pedras foi decisivo para o casal Rafael Felipe, de 29 anos, e Larissa Pimentel, de 23. Os dois conseguiram emitir um documento que declara a isenção de custos e garante a entrada em cartório do processo de casamento. A economia, segundo o jovem que trabalha como pedreiro, chega a R$ 1.400.
"Em outros lugares, não resolvemos. Ficamos em análise. Aqui, conseguimos e agora vamos dar entrada no cartório", disse, Rafael.
Oportunidade de emprego
O venezuelano Johandry José Montero veio até o mutirão em busca de uma oportunidade de emprego. Saiu com orientações para a carteira de trabalho e regularizar dados bancários. No Brasil há 2 anos, ele trabalha como cozinheiro na Barra da Tijuca e tem o sonho de abrir uma barbearia.
"Buscamos uma melhor qualidade de vida, procurando oportunidades para trabalhar", ressaltou.
Moradora da Muzema há 5 anos, a doceira Nilzete Santos Sales, de 37 anos, aprovou a massoterapia no RJ Para Todos.
"Quando soube da ação e da massoterapia, nem acreditei. O mutirão foi um presente para os moradores da comunidade", afirmou.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Kommentare