728x90_2.gif

A dois dias da posse, Capitólio é fechado por ameaça


(Fotos Públicas)

A dois dias da posse de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, o Capitólio, sede do poder legislativo federal do país, foi fechado nesta segunda-feira (18) devido a uma ameaça externa de segurança.

Medidas de segurança adicionais já vinham sendo introduzidas no Capitólio desde o último dia 6, quando apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o prédio na tentativa de impedir uma sessão do Congresso dedicada à certificação dos resultados da última eleição presidencial, vencida pelo democrata Joe Biden mas muito contestada por Trump e seus seguidores.

Nesta segunda-feira (18), um ensaio da cerimônia de posse estava sendo realizado no local quando, segundo a Reuters, o Congresso foi bloqueado para entrada e saída devido a uma "ameaça externa à segurança". O ensaio, então, foi cancelado e os presentes foram evacuados por agentes que faziam a segurança do prédio.

O alarme de ameaça externa logo se espalhou pelas redes sociais, principalmente depois que a Polícia do Capitólio emitiu um aviso aos funcionários da Câmara dos Representantes e do Senado pedindo que ficassem longe das janelas e portas externas ou buscassem cobertura caso estivessem do lado de fora do edifício.

Pouco tempo depois, em um comunicado, a Polícia do Capitólio esclareceu que o isolamento do prédio foi uma resposta a um pequeno incêndio em um acampamento de pessoas em situação de rua nos arredores do Legislativo.

"Alarme de ameaça externa novamente no edifício do Capitólio dos EUA. Oficiais da Polícia do Capitólio dos Estados Unidos vistos aqui correndo pelos túneis entre o prédio do Capitólio e os prédios de escritórios do Senado. A equipe foi instruída a ficar longe de portas e janelas."

​"Agora há pouco: fumaça subindo atrás do prédio do Capitólio dos EUA. Anúncio de emergência soando no Capitólio. As pessoas que estavam no local para o ensaio de inauguração [do governo Biden] saíram."


Com a Sputnik

1/3