A história do samba no palco do Theatro Municipal de Niterói

O Teatro Municipal de Niterói recebe no próximo dia 25/9 (sábado), às 19h, o grupo Matriarcas do Samba, com o show presencial “Cantando e Contando a História do Samba”. O quarteto é formado por Nilcemar Nogueira, Geisa Keti, Vera de Jesus e Selma Candeia, que são, respectivamente, neta de Cartola, filha de Zé Keti, neta de Clementina de Jesus e filha de Candeia. Madrinha do quarteto, Tia Surica, baluarte da Portela, o compositor Marquinhos Diniz e a cantora Nina Rosa fazem participações especiais. Os ingressos estão à venda no site.

Foto: Diego Mendes / Divulgação

Desfilam no roteiro alguns dos maiores clássicos do gênero, como A voz do morro e Opinião (Zé Keti), Alvorada e O sol nascerá (Cartola), Preciso me encontrar e Vem pra roda menina (Candeia), Ogum Beira-Mar e Marinheiro só (Clementina de Jesus). Entre um e outro sucesso, o grupo conta histórias inéditas dos bastidores da vida familiar e do processo de criação dos lendários sambistas.

O espetáculo é o segundo da carreira do grupo, que estreou no Teatro Rival Refit, no Rio de Janeiro, em agosto. Só que desta vez o repertório incorpora a música “Marra de Tamanduá”, inédita composição de Marquinhos Diniz e Robson Vieira em homenagem à trajetória das cantoras e de seus ancestrais.

A madrinha Tia Surica interpreta duas canções de Candeia: Preciso me encontrar e Pintura sem arte. O samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira Histórias para ninar gente grande, campeão do Carnaval 2019 na Marquês de Sapucaí, também vai embalar a plateia na voz da cantora Nina Rosa.


Vera de Jesus incluiu no set list uma canção inédita de sua autoria, intitulada Rainha do partido alto, em homenagem à avó. Outra inédita é o partido Recado de Dona Maria, composta por Ledjane Motta, cantora e preparadora de voz das Matriarcas do Samba.


Com direção musical do violonista Márcio Ricardo, o show guarda ainda gratas surpresas, como uma releitura de Senhora Rezadeira, sucesso eternizado na voz de Beth Carvalho e Homenagem ao Mestre Cartola, composição de Nelson Sargento.

Serviço


Show Matriarcas do Samba (presencial)

Local: Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói)

Data: 25/9/2021(sábado)

Horário: 19h

Classificação: Livre

Ingresso: R$ 40,00

Venda de ingressos online




300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif