top of page

'A Nossa Saúde' estreia na Rádio Toda Palavra

Nesta terça-feira (11/10), a Rádio Toda Palavra inaugurou um novo espaço na faixa do meio-dia. Trata-se do programa 'A nossa saúde', apresentado pelo médico e professor da UFF Mauro Romero Leal Passos. A atração foi ao ar pouco antes do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado este ano em 15 de outubro (terceiro sábado do mês), e reuniu informações sobre a doença, transmitida por relações sexuais e transfusão de sangue.

Reprodução

O bloco de entrevistas intitulado 'Nu com Mauro Romero' - o título é um convite a todos para se despirem de preconceitos - contou com a participação de Thiago Petra, comunicólogo e mestre em comunicação e informação em saúde pela Fiocruz, servidor do Instituto Nacional de Câncer; e Eduardo Tenório, produtor e diretor artístico da exposição 'Precisamos falar mais sobre Sífilis sem preconceitos', que inaugura no dia 15/10, na sala Waldenir Bragança da Associação Médica Fluminense, em Icaraí. A curadoria da exposição é do professor Mauro Romero.


Com referências a artistas renascentistas que retrataram os efeitos da sífilis em suas obras séculos atrás, Mauro e seus convidados falaram sobre o conceito da mostra, que une ciência e arte com o intuito de chamar atenção da população para o tema. Utilizando muitas imagens e informações, a exposição convida o visitante a entender a doença, do contágio aos efeitos, passando também pelo mais importante: a prevenção.


“Espero que a exposição dialogue com a população mais jovem”, revela Eduardo.


Já o comunicólogo Thiago Petra relembrou que a sífilis poderia ser erradicada no Brasil.


“Não faz sentido estarmos em 2022 e as pessoas morrerem por uma doença que tem cura”, observa.


Ao fim do programa, o Dr. Mauro Romero deu dicas de como se proteger da doença, fazendo um breve alerta.


“Fale, converse sobre sífilis na sua escola, com o seu parceiro, sua parceira. E não se esqueça de anotar em sua caderneta do pré-natal, é um dever nosso exigir vigilância”, finaliza o médico.


A exposição “Precisamos falar mais sobre sífilis, sem preconceitos” fica em cartaz do dia 15 de outubro de 2022 até o dia 7 de junho de 2023, sempre de terça a domingo, das 10h às 20h. A Associação Médica Fluminense - Sala Waldenir Bragança - fica Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí – ao lado do Estádio Caio Martins. A entrada é franca.

.

Veja o vídeo da entrevista

Sobre o programa:


Novo programa da Rádio Toda Palavra, “A Nossa Saúde” é apresentado por Mauro Romero Leal, médico especialista em DST/IST e professor titular chefe do Setor de DST da Universidade Federal Fluminense (UFF). A atração reúne informações, entrevistas e espaço para o ouvinte esclarecer suas dúvidas destinadas à saúde. O programa é transmitido toda terça-feira ao meio-dia, no site www.radiotodapalavra.com.br e em parceria com a NB 98.5 FM (distribuição na zona norte de Niterói e locais adjacentes).

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page