top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

A nova Operação Verdade

Um momento histórico na luta contra as fake news e a desinformação está para acontecer neste mês de janeiro, em Havana. A agência cubana de notícias Prensa Latina vai reeditar a conferência de imprensa convocada por Fidel Castro em 1959, que reuniu 400 jornalistas de todo o mundo em Cuba e ficou conhecida como 'Operação Verdade'.

Reprodução

O objetivo na época era combater a campanha de desinformação das agências internacionais norte-americanas contra a Revolução Cubana.


Agora, de 20 a 23 de janeiro, jornalistas de todo o mundo, convidados pela Prensa Latina, irão se reunir novamente em Havana, 65 anos depois, para encontrar estratégias de combater a disseminação de fake news que vem sustentando a extrema direita e o recrudescimento do nazifascismo.


O editor executivo do TODA PALAVRA, Luiz Augusto Erthal, será o delegado brasileiro nesta 'Nova Operação Verdade'.


Além da participação nas discussões da conferência, o objetivo é produzir conteúdo jornalístico sobre o evento, trazendo informações acerca dos resultados práticos do encontro, que serão reunidas nas edições online e impressa do jornal TODA PALAVRA e disponibilizadas também para os demais veículos de imprensa brasileiros.


Janeiro de 1959


Os guerrilheiros de Sierra Maestra haviam acabado de derrotar as tropas do ditador Fulgencio Batista e entrado triunfalmente em Havana. Todavia, a luta não estava terminada.


Um outro inimigo ainda mais poderoso se levantara contra a Revolução: a campanha de mentiras e desinformação lançada a nível mundial pela imprensa imperialista, comandada pelas agências norte-americanas de notícias AP e UPI.

Reprodução

Fidel Castro convoca, então, uma histórica conferência de imprensa, que ficou conhecida como 'Operação Verdade'.

Reprodução

A capital cubana recebe cerca de 400 jornalistas de todo mundo, convidados pelo líder revolucionário, que lhes mostra pessoalmente a verdade sobre a Revolução Cubana, como, por exemplo, os julgamentos em que, a exemplo de Nuremberg, torturadores, assassinos e criminosos de guerra foram apenados e punidos.


Veja as fotos e notícias da época:

Janeiro de 2024


Passados 65 anos, recrudesce a luta contra o mesmo inimigo, fortalecido agora pela capacidade de massificação instantânea de suas mentiras através da internet.


Os cabos das decadentes agências internacionais de notícias foram substituídos pelas chamadas redes sociais — Facebook, X, Instagram, YouTube, etc. — e o processo midiático de desinformação é conhecido hoje como “fake news”.

Nascida poucos meses depois da histórica conferência de imprensa convocada por Fidel para combater a ação da mídia imperialista, a agência de notícias cubana Prensa Latina organiza, 65 anos depois, 'A Nova Operação Verdade'.


Mais uma vez, jornalistas de todo o mundo se reúnem em Havana, agora para discutir novas estratégias de ação da imprensa independente e manter viva a luta contra a desinformação a nível global.


Apoio dos leitores


O jornal TODA PALAVRA se orgulha de participar como representante brasileiro da 'Nova operação verdade', de 20 a 23 de janeiro de 2023, em Havana. Mas precisa do apoio de leitores e seguidores para trazer para o Brasil a cobertura completa da conferência de jornalistas e veículos independentes, comprometidos com a verdade e com uma imprensa realmente livre.


Para ajudar a combater as fake news da mídia imperialista e das redes sociais, é possível contribuir até o dia 20 de janeiro, através do Catarse (clique aqui).


Os apoiadores que quiserem embarcar com o TODA PALAVRA nesta campanha relâmpago rumo à conferência, receberão alguns “regalos” de Cuba, além de ter seus nomes registrados em agradecimento na edição especial do jornal TODA PALAVRA sobre o encontro.


O TODA PALAVRA também vai oferecer edições avulsas e assinaturas do jornal, além de um cartaz comemorativo aos colaboradores.


Mas a principal recompensa será, sem dúvida, ter ajudado a construir um jornalismo independente, verdadeiro e multipolar.


Assista ao vídeo da campanha:





Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page