ABI e Rio de Paz discutem desaparecimento forçado no RJ
Em julho de 2013, o mundo quis saber ‘Onde está Amarildo?’. A pergunta lançada pela ONG Rio de Paz, após o assassinato do pedreiro, por policiais militares, na Rocinha, no Rio de Janeiro, ecoou pelo mundo nas inúmeras manifestações cobrando explicações do governo do estado sobre o caso.
Onze anos depois do crime, a pergunta continua sem resposta e o documentário ‘Cadê Você?’ conta o drama vivido pela família de Amarildo e de tantas outras que procuram por seus entes queridos, alguns mortos pelo tráfico, pela milícia ou polícia, mas que vivem a esperança do reencontro, mesmo que seja apenas do corpo sem vida.
‘Cadê Você?’ faz ainda um paralelo com os desaparecidos na ditadura militar no Brasil, cujas práticas para desaparecer com os corpos das vítimas são as mesmas empregadas até hoje por policiais e criminosos no estado do Rio, heranças dos Anos de Chumbo (1964-1985), em plena democracia.
E tudo isso será mostrado nesta quinta-feira (25/7), na exibição de ‘Cadê Você?’, às 18h, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na Rua Araújo Porto Alegre 71, Centro do Rio). O documentário, com roteiro e direção do jornalista Humberto Nascimento (o mesmo de ‘Patrícia Acioli, Juíza do Povo’) é uma produção da HN Produções e Rio de Paz Produtora. A entrada é franca.
Após a exibição, haverá uma debate sobre o filme com o diretor, o fundador do Rio de Paz e produtor-executivo do filme, Antonio Carlos Costa; e convidados. A roda de conversa será mediada pelo jornalista Jorge Antonio Barros.
‘Cadê Você?’ foi selecionado para os festivais ‘Caracas Iberoamericano Film Festival (Venezuela)’, ‘Luleå International Film Festival (Suécia)’, ‘Barcelo Indie Filmmakers Festival – BARCIFF (Espanha), ’14ª Edição do Arriaial Cine Festival (Bahia)’, 7º Curta Lages (Santa Catarina) e do 7º Festival de Cinema de Jaraguá do Sul (Santa Catarina).
Cinco mil desaparecidos por ano
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) cerca de 5 mil casos de desaparecimento são registrados por ano no estado do Rio. A Polícia Civil estima que desse total, 10% tenham sido assassinados, ou seja, 500 pessoas, cujos corpos jamais apareceram.
Participam do debate: Deputada Martha Rocha, jornalista Rafael Soares. Jorge Antonio Barros faz a mediação.
Serviço
‘Cadê Você?’ (2023) – Duração: 73 minutos
Direção: Humberto Nascimento
Produção: HN Produções e Rio de Paz Produtora
Data: 25/7
Horário: 18h
Local: Sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI)
Endereço: Rua Araújo Porto Alegre 71, Centro/RJ.
Comments